25/11/2020 - 1:33
da redação da Menu
“É feio de fazer doer”, foi assim que a chef Paolla Carosella definiu o prato do comprador de material cirúrgico Luiz Henrique, de 32 anos, vencedor do 20º episódio desta temporada do MasterChef.
+ MasterChef: estudante de 19 anos se torna a vencedora mais jovem do programa
+ MasterChef: bailarina clássica é a vencedora do 18º episódio
+“MasterChef Celebridades” terá Zeca Camargo e Marília Mendonça
Mas a jurada assumiu que, apesar de esteticamente o mix de cogumelos de Luiz Henrique não lhe agradar visualmente, o sabor era bom. “O cogumelo estava horrível, mas o prato era fabuloso”, disse Paolla.
Erick Jacquin e Henrique Fogaça também confirmaram a opinião da chef argentina, que o erro no empratamento era apenas um detalhe perto do sabor da comida.
Nascido em Santa Rita do Passa Quadro, no interior de São Paulo, Luiz disse ao Portal da Band que ficou apreensivo com a atitude de Paolla, mas confiante de que tinha chances de vencer. “Achei que estaria fora da competição, mas estava crente de que o gosto do meu prato era bom”.
Luiz conta que foi com a avó materna que aprendeu a amar a cozinha, depois que foi adotado por ela e pelo avô após ser deixado pela mãe ainda bebê. “Minha avó sempre cozinhou muito bem. Até os pratos mais simples tinham fartura e amor. Eu estava sempre com ela e, aos poucos, fui pegando gosto pelas refeições.”
Atualmente estudante de gestão hospitalar, ele conta que seu sonho é, após se formar, se dedicar à gastronomia e montar seu próprio negócio. “Gostaria de ter um restaurante no litoral. Quero investir no meu conhecimento, nos meus estudos e transformar esse hobby em trabalho.”
Luiz dedicou a vitória no programa ao marido, Fernando, e para a avó, sua maior inspiração. “É uma vitória interna de superação e de vontade de crescer. Não sou um rótulo, não faço parte de um padrão que a sociedade impõe. Não é porque eu sou homossexual que eu sou diferente, que tenho menos responsabilidade. Eu sei onde posso chegar e sei que consigo.”