da redação da Menu

Quando sentamos à mesa de um restaurante, a primeira coisa que recebemos é o cardápio (hoje em dia, também no formato digital). E nem nos damos conta de que os menus são, na prática, uma ferramenta de venda. Por isso palavras como “delicioso” e “saboroso” são usadas abundantemente.

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O restaurante chinês Aunt Dai, na cidade de Montreal (Canadá), no entanto, escolheu fazer o oposto. Em vez de ficar tentando convencer os clientes de que sua comida é maravilhosa, o proprietário, Feigang Fei, colocou descrições “sinceronas” sobre os pratos preparados na casa.

A receita de camarão com pimenta-do-reino, por exemplo, vem com uma advertência: “Este aqui NÃO é comida chinesa de verdade”, escreveu Fei. Já as tiras de porco com molho apimentado e doce recebem outro aviso: “Esperava mais deste prato e, para ser honesto, não sou muito fã da nossa versão.”

O mais curioso é que as opiniões extremamente honestas de Fei estavam online desde que o Aunt Dai foi inaugurado, em 2014. Em entrevista ao site norte-americano “Insider”, o dono do restaurante explicou que publicou os comentários aos poucos, após alguns clientes elogiarem os primeiros textos.

Os comentários, entretanto, só viralizaram há pouco mais de uma semana por causa de Kim Belair, moradora de Montreal, que fez uma postagem sobre o cardápio “sincerão” do Aunt Dai no Twitter.

https://twitter.com/BagelofDeath/status/1348398966073937923

Além da fama, a publicação de Kim fez com que ela e Fei se tornassem amigos. “Foi realmente muito legal”, disse o dono do restaurante. “Todos as reportagens mencionam a Kim e acho que vamos tornar bons amigos”, disse o dono do Aunt Dai.