14/07/2021 - 9:34
O presidente Jair Bolsonaro procurou atendimento médico, na manhã desta quarta-feira (14), após sofrer com soluços permanentes. Entre outras causas, o soluço pode ter origem no exagero em refeições e bebidas alcoolicas.
+Veja mais destaques da colunista Paty Moraes Nobre
+Campeão do ‘Mestre do Sabor’ e ex-Masterchef, Dario Costa dispensa rótulos
Enquanto médicos investigam as causas do desconforto do político, as explicações possíveis se espalham nas redes sociais, algumas, inclusive, equivocadas.
O soluço é uma descoordenação do diafragma, o músculo que divide o tórax do abdômen. Por isso, algumas vezes, está ligado ao que comemos e como nos comportamos à mesa.
Débora Poli, médica gastroenterologista do Hospital Santa Paula, explica que o espasmo, aquela contração fora do normal do músculo, provoa o fechamento da glote, prejudicando a passagem de ar nos pulmões e fazendo com que a gente soluce.
Exagerar na refeição ou comer rápido demais, consumir bebidas alcoólicas ou bebidas carbonatadas (cerveja, refrigerante e mesmo água com gás) e misturar alimentos muito quentes com outros muito frios podem provocar espasmos involuntários do diafragma.
Em casos mais graves, os soluços podem ser consequência de refluxo, esofagite e laringite. Segundo Débora, as causas exatas dos espasmos não são conhecidas. “O que se sabe é que existe um nervo que controla os movimentos do diafragma e, por isso, ‘qualquer estímulo a mais pode gerar soluço'”, completa.