Apesar de inspirado no clássico sanduíche francês croque monsieur, como o próprio nome indica, o sanduíche francesinha é uma criação portuguesa caprichada. A origem do lanche está no Porto, ao norte de Portugal, e é feito com pão de forma, ovo, bife bovino, salsicha fresca, linguiça, presunto, queijo. Tudo isso é coberto com um molho típico e servido com batatas fritas.

+Receita de croque monsieur, misto-quente chique francês

A receita tradicional já é conhecida entre os portugueses por ser um sanduba de respeito. Agora, porém, o empresário Diogo Matos abriu um restaurante de francesinhas na cidade de Portimão, no Algarve, com versões diferentes do sanduíche.

E, para promover seu restaurante, Matos criou um desafio: quem conseguir comer a versão gigante de sua francesinha em até 40 minutos, não paga. Detalhe: a francesinha turbinada pesa quase 2 kg e custa € 35 (cerca de R$ 230). O peso oficial é de mais de 1,7 kg, porque a receita é feita com um pão de forma inteiro, três ovos estrelados e porções generosas de carne, linguiça, salsicha, presunto e queijo.

Quem comer o lanche antes do prazo recebe uma garrafa de vinho do Douro e verá o nome escrito no “museu da fama” do restaurante. Quem não conseguir comer tudo, porém, terá a conta para pagar. Pelo menos poderá levar o sanduíche para casa e comer sozinho, sem passar vergonha.

(*) Da redação da Menu