Na última semana, a 33ª edição do World Cheese Awards, prêmio mais importante do mundo para os produtores de queijos finos, elegeu o queijo Olavidia, da espanhola Quesos y Besos, como o melhor de 2021.

+Melhor queijo do mundo é feito na Espanha e custa apenas 10 euros
+Consumo regular de laticínios protege contra infartos, indica estudo

Na ocasião, foi anunciada apenas a lista com os principais vencedores. Afinal, organizar todas as informações levou um certo tempo, já que mais de 4 mil exemplares foram inscritos no concurso.

A lista completa foi divulgada nesta terça-feira (9) e mostra que o Brasil conquistou duas medalhas de ouro, com os queijos Vale do Testo, produzido pela empresa Pomerode, de Santa Catarina, e o Serra das Antas tipo Reblochom, feito pela Serra das Antas, de Minas Gerais.

O Vale do Testo é feito com leite de vaca e matura por seis meses, para chegar a uma textura semidura. Durante a maturação, é lavado três vezes por semana com uma mistura de água, sal e microorganismos que têm o papel de intensificar o sabor do produto. A peça de 130 gramas custa R$ 15,60, no site da Pomerode (sem o frete).

O Serra das Antas tipo Reblochon, por sua vez, é um queijo semimole de casca lavada. Seu sabor é suave e remete a nozes, com textura macia e amanteigada. É considerado “tipo Reblochon” pois a denominação só pode ser usada oficialmente por queijos franceses feitos na região francesa de Thônes, na França. A peça com 600 g custa R$ 66,80 (também sem frete) no site da Serra das Antas.

Confira a lista com todos os queijos brasileiros premiados no 33º World Cheese Awards.

(*) Da redação da Menu