O que você faz com a água usada para cozinhar um pacote de macarrão? Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente dispensa o líquido no ralo da pia. Muitos chefs de cozinha, porém, guardam boa parte dessa água para usar em outras receitas.

+Confira 5 dicas para você cozinhar como um verdadeiro chef
+Fogão a gás ou de indução: qual o melhor para sua cozinha?

E há uma boa explicação: depois que uma porção de massa é cozida – pode ser de qualquer formato, mas o ideal é que ela seja seca –, a água se transforma em um caldo levemente salgado (tem que colocar sal na água, sim) com muito amido, que pode ser reaproveitado de vários jeitos, como ensina o site Fine Dining Lovers. Veja a seguir algumas dicas.

Molhos

Já reparou que algumas receitas, como o clássico carbonara, pedem para reservar um pouco da água do cozimento da massa? Nesses casos, o amido ajuda a deixar o molho mais encorpado e incorporado ao macarrão.

Feijão

Há dois jeitos de usar a água do macarrão: para deixar o feijão de molho ou para cozinhar os grãos lentamente e obter um caldo bem grosso. A dica também funciona com ingredientes similares, como ervilhas secas, lentilhas e grão-de-bico.

Sopas

A água do cozimento do macarrão pode ser usada tranquilamente como base de sopas, com uma boa vantagem: o preparo vai ficar encorpado em menos tempo. Se for o caso, é possível misturar a água do macarrão com outros caldos, como de carne, de frango e de legumes.

Pães

A maioria dos pães é feita com água, farinha, fermento e sal – deu para entender a ideia, certo? O amido da água do macarrão faz a massa do pão crescer mais rápido e também confere uma textura mais suave. Só tome cuidado para não salgar demais a receita, pois o caldo de macarrão já tem sal.

Congele

Se você preparar um pacote de 500 g de massa de acordo com as instruções da embalagem, terá 5 litros de caldo (1 litro de água para cada 100 g de macarrão). E não tem motivo para jogar tudo fora. Espere esfriar e distribua em alguns potes. Leve ao freezer e você sempre terá um caldo diferente para suas receitas.

(*) Da redação da Menu