Nos últimos anos, a blogueira norte-americana Johnna Holmgrem se tornou uma autoridade do herbalismo, ramo que estuda as propriedades de ervas e ingredientes selvagens – como folhas e cogumelos – e sua aplicação na culinária.


+ Saiba quais são os alimentos que mais causam intoxicação alimentar
+ Casu marzu: queijo feito com larvas é considerado o mais perigoso do mundo
+ Os 5 signos mais assumidamente loucos do zodíaco
+ Vídeo: Mel Maia festeja 18 anos com funk no Rio: ‘Sério, estou linda‘
+ Seca extrema leva cidade de 3.400 anos a emergir do rio Tigre no Iraque


Seu perfil no Instagram, o Fox Meets Bear, tem mais de 130 mil seguidores interessados em uma alimentação, em tese, mais natural e saudável.

Com a fama, Johnna passou a oferecer cursos sobre o assunto e, neste mês, lançou nos EUA seu primeiro livro de receitas com esses ingredientes, chamado Tales From a Forager’s Kitchen.

Ao contrário do prometido, porém, algumas das receitas criadas pela blogueira podem causar intoxicações alimentares e até levar as pessoas à morte, segundo centenas de críticas de especialistas, publicadas principalmente no site da Amazon nos EUA.

As avaliações destacam que ingredientes como cogumelos e frutos selvagens podem conter toxinas e nunca devem ser consumidos crus, como indicam as receitas criadas pela blogueira.

Após a polêmica, a Crown Publishing, empresa responsável pela publicação do título, publicou uma nota em seu site pedindo para que as livrarias retirem Tales From a Forager’s Kitchen de circulação.

(*) Da redação da Menu