25/07/2022 - 15:56
Segundo muitos cientistas, a aparência dos alimentos tem mais importância do que se imagina. Ao ver uma bala vermelha, por exemplo, o cérebro da maioria das pessoas cria a expectativa de que ela seja doce e azedinha, como a maioria das frutas vermelhas. O mesmo acontece com um doce verde: as pessoas esperam que a bala tenha sabor de limão ou algo parecido.
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O que dizer então de um molho cor-de-rosa, quase fluorescente, feito com ingredientes desconhecidos, e que se tornou febre entre os norte-americanos? “Problema”, segundo os especialistas em segurança alimentar.
Vendido com o óbvio nome de Pink Sauce em várias cidades dos EUA (cada garrafa sai por US$ 20, pouco mais de R$ 100), o molho foi criado pela influencer de gastronomia Carly Pii e apareceu pela primeira vez no TikTok em 11 de junho deste ano.
@chef.piiPINK SAUCE 💖🔥♬ original sound – PINK SAUCE QUEEN 👑💖🤤
A aparência, claro, despertou a curiosidade dos seguidores da influencer para conhecer o molho, que é salgado e não teve a receita revelada. Quem já provou afirma que o sabor é parecido com o do conhecido molho ranch, feito com creme azedo, temperos como salsa e tomilho e bastante alho.
O entusiasmo com a novidade, no entanto, fez desaparecer o bom senso da galera. Mais preocupados em postar fotos e vídeos da novidade em suas redes sociais, os consumidores passaram a ingerir um molho sem conhecer os ingredientes usados – o que pode causar problemas mais sérios a pessoas alérgicas.
A garrafa do produto também não traz informações como peso, data de validade e lista de ingredientes. Além disso, algumas das informações nutricionais estão erradas. A comercialização do Pink Sauce também não foi aprovada pela FDA, órgão que regulamenta a venda de alimentos e remédios nos EUA.
Após a polêmica, Carly revelou na semana passada que a cor do molho é obtida a partir de pitaias, frutas típicas do Sudeste Asiático e está corrigindo os problemas apontados por diversos especialistas.
Em entrevista ao site Insider, a influencer disse que “está se dedicando a resolver as discrepâncias apontadas para que todos possam comprar o Pink Sauce”. “Nos preocupamos com a saúde de nossos clientes”, finalizou.
(*) Da redação da Menu