Acidentes com facas fazem parte do dia a dia de cozinheiros profissionais. Mesmo chefs experientes acabam dando uma “lascadinha” no dedo de vez em quando, especialmente em situações estressantes. Felizmente, a maior parte dos ferimentos pode ser tratada rapidamente. Casos mais graves, porém, precisam de cuidados médicos.

+MasterChef: cozinheiros terão que reproduzir prato da melhor chef mundo
+Veja quem já foi eliminado do MasterChef Brasil 2022

Para a surpresa de zero pessoas, esses acidentes são mais frequentes entre cozinheiros iniciantes – como os competidores do reality show MasterChef Brasil. Machucados com facas são tão corriqueiros durante as gravações que a produção do programa criou até um protocolo para cuidar dos participantes/

“Se um participante corta o dedo, ele deve sinalizar (levantando o braço) para a equipe que se machucou. Em seguida, um bombeiro vai à bancada do competidor para fazer o primeiro atendimento”, afirmou Thayná Ghilardi, assistente de direção do programa, ao site Band.com.

Se necessário, o profissional aplica algum medicamento no corte, mas, na maioria das vezes, só é preciso estancar o sangue. “Colocamos um curativo e a luva, que é obrigatória na cozinha. Assim, caso o curativo sangre, tem algo para proteger.”

Em situações mais sérias, o cenário muda. “Quando o bombeiro percebe que esse atendimento não é o suficiente, o participante é retirado do estúdio para receber ajuda na ambulância. Se o corte for muito profundo, o cozinheiro é levado para o hospital”, acrescentou Thayná.

Até agora, todas as edições do MasterChef Brasil tiveram participantes acidentados.

(*) Da redação da Menu