24/10/2022 - 18:12
A embalagem azul dos produtos da marca Barilla se tornou um ícone em todo o mundo. Mas está em andamento nos EUA um processo contra a empresa italiana justamente por causa das suas embalagens, segundo o site Food & Wine.
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Matthew Sinatro e Jessica Prost entraram com uma ação na Califórnia (EUA) contra a Barilla alegando que compraram dois produtos da marca e se sentiram enganados pela imagem da bandeira italiana estilizada e pela frase “Marca nº 1 da Itália” estampadas na caixa. Segundo os dois norte-americanos, isso os levou a crer que as massas eram realmente feitas na Itália.
O fato é que, apesar da central da Barilla ficar em Parma, na Itália, a empresa também possui um escritório em Illinois, nos EUA, e a maioria dos produtos comercializados naquele país vem das suas fábricas em Iowa e Nova York.
Na verdade, essa informação está no site oficial da Barilla. “O tipo de máquinas que usamos na Itália é o mesmo que usamos nos Estados Unidos. A receita e o tipo de trigo que utilizamos também são os mesmos”, informa o site.
Ainda assim, os dois queixosos, que provavelmente não se informaram pelo site da empresa antes de adquirir os produtos, insistiram que se sentiram enganados. Em sua petição, eles dizem que “não teriam comprado o produto e pagado caro por ele se soubessem que não era originalmente italiano”.
Eles ainda afirmam que a Barilla “indica falsamente que se trata de um produto italiano para aumentar seus lucros e obter injusta vantagem competitiva”.
Os reclamantes querem que a empresa pare de usar os símbolos italianos em suas embalagens nos EUA e ainda pedem algum tipo de compensação financeira.
Pelo lado da Barilla, a empresa pediu que o processo fosse arquivado, alegando que “nenhum consumidor de bom-senso poderia ser enganado, já que todas nossas embalagens trazem a inscrição ‘Fabricado nos EUA’ e o endereço da empresa em Illinois”.
Donna M. Ryu, a juíza responsável pelo caso, negou o pedido de arquivamento do processo, mas também recusou a solicitação de ressarcimento dos queixosos, pois eles “sabem onde os produtos são fabricados”. Quanto aos símbolos italianos nas embalagens, a Barilla, por enquanto, tem a permissão de continuar usando-os, até que uma decisão final seja proferida.