23/11/2022 - 2:11
Já é Natal em Gramado, no Rio Grande do Sul, e o que não faltam são atrações para garantir a animação de adultos e crianças nessa região da Serra Gaúcha. Aliás, dizem que lá é Natal o ano inteiro.
Mas, nesse período de fim de ano, o Show de Acendimento das Luzes, sempre às 20h, reúne turistas em frente ao prédio do Festival de Cinema e torna tudo ainda mais especial.
Em um único final de semana, é possível esquiar na neve de verdade, visitar uma vinícola, aventurar-se nas alturas e comer muito bem.
Ski na neve de verdade – Um local repleto de atividades em meio a neve de verdade, o Snowland é o primeiro e maior espaço indoor da América Latina com área de patinação, esqui e snow board. Aulas práticas para iniciantes garantem diversão até para quem tem pouca habilidade nas práticas. Para completar, o complexo oferece boa gastronomia, com direito a wine bar e espaço para um bom chocolate quente, além de animados shows ao vivo.
Aventura nas alturas – Seja para investir em um belo clique para o Instagram ou se aventurar nas alturas, o Skyglass é outra dica imperdível. A plataforma de vidro transparente pode até gerar um friozinho na barriga, mas não há quem não se solte para, pelo menos, passar na passarela. Os mais corajosos podem posar deitados com os pés para cima em um registro “de tirar o fôlego”.
Mas desafio mesmo é encarar o Abusado, um “trenzinho” com cadeiras suspensas que dá uma volta impressionante com os pés soltos sobre o vale.
Mágica à mesa – Na gastronomia, dois empreendimentos ganham destaque: a hamburgueria e a pizzaria da franquia Hector. A história do dragãozinho cozinheiro e aprendiz de feiticeiro, inspirada em Harry Potter e outros sucessos do segmento, embala a experiência nos dois restaurantes. Muita mágica e encenações ao vivo com atores profissionais fazem o cliente realmente viajar na imaginação.
Aliás, sensação de viagem por lugares e sabores é o que não falta: a hamburgueria funciona como um trem de passageiros por um mundo fantástico, onde a carne é chamada de “globo de sabor”. As pizzas (são mais de cem sabores, incluindo banana split) são chamadas de “discos de sabor” em um ambiente que remete a uma escola de magia. São, certamente, duas vivências marcantes para todas as idades.
Onde ficar – Dois hotéis da rede Gramado Parks, distantes do agito, mas bem localizados, destacam-se na cidade. O imponente Buona Vitta, com aparência de castelo, é ideal para viagem a dois ou em família. O Exclusive é mais acessível e oferece suítes para quem vai à cidade a trabalho ou com amigos. Os dois ficam próximos e é possível desfrutar de seus ótimos restaurantes. No Don Milo, por exemplo, peça a massa feita dentro do queijo grana padano maçaricado.
Vivência com vinhos – A vinícola Jolimont, a 20 minutos do centro de Gramado, oferece um bom passeio para os apreciadores de vinho. Além caminhar e fazer piqueniques entre os vinhedos, é possível degustar diversos rótulos harmonizados com produtos da Chaulet, uma fábrica familiar de charcutaria e queijos artesanais (muito bons, por sinal).
Como chegar – Gramado fica a cerca de 125 km de distância (menos de 2h de carro) de Porto Alegre, capital gaúcha.
Siga a colunista no Instagram e no Twitter
(*) Da redação Menu