29/12/2022 - 13:17
Gastamos mais tempo buscando a felicidade do que realmente gostaríamos de admitir. E, em momentos de virada de ano, essa palavra fica ainda mais presente nas famosas resoluções de Ano Novo. Segundo reportagem do site CNET, alguns alimentos podem ajudar a deixar qualquer um num espírito mais feliz e cheio de bem-estar. Será?
Estudos que correlacionam nutrição e saúde estar mental vêm despontando na última década, mostrando que certos alimentos estão associados ao aumento da serotonina no cérebro. A serotonina, também conhecida como o “hormônio da felicidade”, é uma substância química que desempenha um papel importante na regulação do nosso humor. Baixos níveis de serotonina podem causar instabilidade.
Ou seja, vale a pena apostar em alimentos que deem aquela forcinha para a serotonina para garantir o sorrisão no rosto durante o ano todo. E o melhor: várias delas são bem comuns no Brasil e até já fazem parte da rotina de muita gente.
Veja quais são os 8 alimentos da felicidade:
1. Chocolate amargo
Você conhece a cena típica dos filmes em que uma garota se senta, de moletom confortável, em seu sofá, comendo um pote de sorvete de chocolate. Pois é, os filmes românticos estavam certos, ao menos quanto a isso: estudos mostram que o chocolate, especialmente o amargo, pode afetar positivamente o humor. Existem dois componentes principais nesse alimento que estão associados à sensação de felicidade: triptofano e teobromina. O triptofano é um aminoácido que o cérebro usa para produzir serotonina. E a teobromina é um estimulante fraco que pode melhorar o seu humor.
2. Bananas
Sim, nossas amadas bananas, tão abundantes no Brasil, também estão nesta lista! Essas frutas podem desempenhar um papel crucial na regulação do humor de uma forma mais indireta. O corpo precisa de vitamina B6 para criar serotonina, e as bananas são especialmente ricas nesse nutriente. Uma única banana de tamanho médio contém até 0,4 mg de vitamina B6, que representa cerca de 25% da ingestão diária recomendada.
3. Coco
Outro ingrediente muito presente nas nossas mesas, o coco pode contribuir para trazer bem-estar. Essa fruta é rica em triglicerídeos de cadeia média (TCM), que ajudam a aumentar a energia. Um estudo de 2017 aponta que esses triglicerídeos presentes no leite de coco podem reduzir a ansiedade.
4. Café
Quem não ama um café passado na hora? Além de deliciosa, essa bebida onipresente no Brasil pode ajudar a reduzir o risco de depressão. Um estudo apontou, inclusive, que o café normal e o descafeinado contribuem para melhorar o humor de quem ingere a bebida.
5. Abacate e avocado
O abacate segue na tendência das comidinhas saudáveis, e não sem motivo. A fruta cremosa e deliciosa é rica em nutrientes como a colina, que o corpo utiliza para regular o sistema nervoso e o humor. Um estudo de 2020 descobriu que as gorduras saudáveis presentes nos abacates e avocados (aquela versão menor e com casca preta) estão associadas à diminuição da ansiedade nas mulheres. Outro grande motivo para consumir mais abacates é que eles são ricos em vitamina B, que tem sido associada a níveis mais baixos de estresse
6. Frutas vermelhas
Amoras, cerejas, framboesas e blueberries são lindas, deliciosas e muito ricas em compostos que trazem felicidade e alegria de viver. Uma pesquisa de 2016 mostrou que o aumento no consumo de frutas e vegetais impacta positivamente na saúde mental. E as frutas vermelhas, em particular, são ricas em antioxidantes, do tipo flavonóides, que podem reduzir sintomas de depressão. Outro estudo apontou ainda que a ingestão de mirtilo (blueberry) está ligada a declínio cognitivo mais lento associado ao envelhecimento. Ou seja, é a fruta para ficar para sempre jovem (principalmente no quesito mental).
7. Comidas fermentadas
Alimentos que passam por um processo de fermentação como chucrute, kimchi, kefir, kombucha e iogurte ajudam a manter um intestino saudável e também podem ajudar a melhorar o humor. O processo de fermentação cria probióticos, que por sua vez, alimentam as bactérias saudáveis nos intestinos. E o intestino tem tudo a ver com o humor! Até 90% da serotonina produzida pelo seu corpo é criada a partir de células intestinais. Portanto, comer alimentos fermentados promove uma melhor produção de serotonina.
8. Cogumelos
Por fim, os cogumelos, cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. Os cogumelos contêm vitamina D, que tem sido associada a qualidades antidepressivas e pode melhorar o humor. Se você é vegano ou vegetariano, está com sorte, já que os cogumelos são a única fonte alimentar não derivada de animais com uma quantidade substancial de vitamina D biodisponível (o corpo pode absorvê-la facilmente). Para obter o máximo benefício da vitamina D dos cogumelos, exponha-os à luz solar por algumas horas antes de cozinhar.