12/01/2023 - 18:57
Segundo as redes sociais, especialmente o TikTok, 2022 foi o ano do negroni sbagliato, feito com espumante. Com o ano novo começando, resta a pergunta: qual é a próxima tendência? Bartenders ouvidos pela Forbes apontam o que deve despontar em 2023 no quesito bons drinks. Vermute, tequila e rum estão na lista, assim como os coqueteis quentes. Será? Acompanhe:
Show de drink
“As pessoas adoram beber primeiro com os olhos”, diz Jason Asher, vice-presidente de bebidas, Grey Hen Rx, UnderTow e Platform 18, em Phoenix. “A comida sempre foi uma plataforma para exibir técnicas apuradas de empratamento, e isso finalmente está começando a acontecer no mundo dos coquetéis”, acredita ele. Assim, 2023 pode ser marcado não apenas por drinks saborosos e elegantes, mas também que entreguem algo a mais, uma experiência diferente. “Os apreciadores esperam apresentações de vanguarda e elementos interativos que os elevem a cada gole”, acredita o expert.
Regan DeBenedetto, diretor de operações do Spuntino Wine Bar, também dá crédito às mídias sociais pelas apresentações altamente instagramáveis. “Com a popularidade contínua do compartilhamento de coquetéis nas redes sociais, estamos vendo cada vez mais copos especiais, decantadores e guarnições exclusivas fazendo sucesso”. Ela espera de tudo para este ano, como bebidas em chamas, uso de frutas exóticas e chefs saindo da cozinha para trabalhar em conjunto com os bartenders.
Vegetais no copo
“Sou um grande fã do uso de vegetais em coquetéis, na forma de sucos, infusões ou fermentados”, diz Pip Hanson, diretor de alimentos e bebidas do Keeper’s Heart Whiskey.
“Radicchio, aipo, abóbora e outros ingredientes normalmente associados a um menu podem [ser usados em] drinks fantásticos que exibem esses sabores de novas maneiras. Legumes também abrem portas para coquetéis mais secos e saborosos”, diz ele, segundo a Forbes.
“Espero um grande aumento no uso de xaropes e bitters exclusivos para dar um toque especial a qualquer coquetel ou mocktail [coquetem sem álcool]”, diz Samara B. Davis, fundadora da Black Bourbon Society.
“Xaropes exclusivos também podem ser criados com ingredientes frescos simples para aqueles que procuram um projeto faça-você-mesmo criativo para elevar sua forma de fazer coquetéis em casa”, conclui.
Coquetéis retrô
Ryan Sabor, mixologista do The Quion, em Delaware, acredita que este é o ano em que o velho é novo, de novo. “Embora os clássicos sempre tenham um lugar, há uma sensação necessária de nostalgia e um anseio por tempos menos complicados”, afirma ele.
O expert tem visto bartenders buscando os clássicos e fazendo suas próprias interpretações deles. “O mezcal à moda antiga, as margaritas de gin e os negroni sbagliato estão se tornando comuns, e há mais ênfase nos sabores do que nas receitas clássicas.”
Vermute, tequila e rum em alta
Segundo os especialistas ouvidos pela Forbes, o ano de 2023 será marcado também pela onda do vermute, da tequila e do rum, ao menos nos Estados Unidos. “Estamos começando a ver grandes produtores de vinho criando vermutes deliciosos e equilibrados que podem mudar o jogo em coquetéis”, diz Kevin King, gerente geral do Minero Mexican Grill & Cantina, em Charleston.
“As pessoas não se cansam de tequila”, diz Brittany Park, gerente de bar em Charleston. “Acho que continuaremos vendo a tequila crescer.” No caso do rum, a expectativa é que os drinks com esse destilado ganhem força, especialmente se o rum for envelhecido.
Coquetéis quentes
“Gostaria de ver mais amor por coquetéis quentes em 2023”, diz Scott Taylor, diretor de bebidas do Harris ‘Restaurante em San Francisco.
“Há muito tempo estamos presos à mentalidade de que as bebidas mistas precisam ser geladas. Temos uma infinidade de tipos diferentes de gelo para alterar a temperatura e a diluição e me pergunto o que poderíamos criar se aplicássemos mais inovação às bebidas quentes. As bebidas quentes podem ter tido seu apogeu em meados do século XIX, mas eu adoraria nos ver experimentando a temperatura tanto quanto fazemos com os ingredientes.”