O bartender Spencer Amereno Jr., do premiado Guilhotina, em São Paulo (SP), inspirou-se numa controversa companhia farmacêutica norte-americana, de mais de um século atrás, para criar a nova carta de drinks da casa, que começa a ser servida a partir desta terça-feira (31). Marlon Silva, chef de bar do Guilhotina, assina as criações junto com Spencer.

São doze coquetéis autorais inéditos, um para cada mês do ano, todos com a proposta de “curar a alma”. Para janeiro, por exemplo, a sugestão é o Codeine (R$ 43), com toque cítrico e refrescante, que combina Havana Club 3, cambuci salgado e limão galego.

O Antikamnia (R$ 47), que leva o nome da carta, é feito com o gin Jardim Botânico, hidromel, limão tahiti, drambuie flambado com garnish de grade de mel. Esse é para o mês de maio. Para os dias frios de junho, os bartenders sugerem o Skulls (R$ 43), que leva tequila blanca, tucupi, consommé de legumes, german lager, e peixinho da horta frita e empanada como guarnição.

Drink H3C do Guilhotina
Drink H3C, do Guilhotina. Foto: Rodolfo Regini/ Divulgação

O H3C (R$ 54) conta com Gentlemen Jack, rum Parnaioca, mel de romã, limão-siciliano e angostura Cocoa Bitters, indicado para o mês de agosto – e para os “momentos agridoces” da vida. Com toda a pegada “medicinal”, a carta traz ainda sugestões indicadas para banhos gelados no inverno e “casos de uma noite só”.

No novo “receituário alcoólico” de Spencer marcam presença também outros onze clássicos da carta do Guilhotina, como o Verjus (R$ 43), de gin com citrus, verjus, limão-siciliano e puxuri, e o Velho Nogueira (R$ 50), com vermute tinto com nogueira, vermute seco, Ramazzotti Rosato e flor de mel.

Para beliscar junto com os novos drinks, as sugestões do chef Cassiano Oliveira são o pulled pork levemente picante na miniciabatta com picles de cebola roxa (R$ 32) e o taki, um sanduíche de polvo com vinagrete de cebola-roxa e coentro, com molho de limão-siciliano (R$ 45).

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