17/03/2023 - 15:59
Graças ao rápido avanço tecnológico e à globalização, agora temos acesso a alguns dos pratos mais populares de todo o mundo. Pratos italianos como massas e até sushi japonês tornaram-se comuns para os paladares de todos os povos. O cuscuz marroquino é um desses ingredientes que ganhou o mundo. Consiste, basicamente, de bolinhas de sêmola ou trigo cozidos no vapor. Em geral, é preparado levemente cozido e combinado com legumes, carnes e especiarias.
Segundo o NDTV Food, recentemente, a Líbia comemorou seu prato nacional fazendo um prato gigante de cuscuz. A iguaria tinha quase 2.500 quilos!
+Unesco declara cuscuz como Patrimônio Imaterial da Humanidade
+Prepare em casa a tainha com cuscuz marroquino de ovas
O evento aconteceu na sexta-feira (10), na cidade de Sabratah, na Líbia. Pessoas de todo o país se reuniram para celebrar o humilde prato no festival “Dia do Cuscuz”, realizado na cidade.
Os organizadores criaram um prato gigante de cuscuz pesando 5.500 libras ou 2.495 quilos aproximadamente.
Libyans from across the country gathered around a giant couscous dish to celebrate the national staple at the Couscous Day festival in the city of Sabratah pic.twitter.com/0391gV3kIn
— Reuters (@Reuters) March 14, 2023
“No bairro de onde venho, o cuscuz é muito popular. É cozido com cebola e cravo e dá para sentir o cheiro à distância”, disse à Reuters o participante do festival líbio Ahlam Fakhri Al-Aradai. “Estamos muito felizes com esta celebração e este festival”, acrescentou.
O cuscuz gigante fazia parte das comemorações do terceiro Dia do Cuscuz, evento anual que celebra o prato básico da Líbia. Quando o evento chegou ao fim, o imenso cuscuz foi distribuído entre as centenas de participantes.
“O cuscuz é excelente, com cebola, carne e verduras. Espero que o façam todos os anos”, disse um morador, Khaled Zarti, à Reuters. Os organizadores e patrocinadores do evento do Dia do Cuscuz afirmaram que também conseguiram quebrar o recorde mundial do maior prato, segundo o Libya Herald.