27/03/2023 - 18:13
Mesmo os cozinheiros domésticos mais preocupados com o desperdício podem estar negligenciando o potencial das cascas de cebola. Muitas vezes descartadas sem pensar duas vezes, considerado um mero subproduto que é removido ao tentar alcançar as camadas mais suculentas e fortes da amada cebola, as cascas são na verdade um achado culinário, como mostra o site Tasting Table.
+Adeus às lágrimas: chef ensina truque para cortar cebola sem chorar
+Aprenda a fazer o macarrão com cebola que viralizou no TikTok
+Receita fácil de onion rings na airfryer fica pronta em 30 minutos
+Receita de pizza alemã recheada com cebola e bacon
+Aprenda de uma vez por todas a cortar cebola como um profissional
+Aprenda a fazer torta de cebola com molho quatro queijos
Caules, talos e cascas mais firmes, como as da banana, podem ser mais fáceis de reaproveitar, mas as cascas de cebola, apesar da textura fina como papel, podem trazer grandes benefícios, como a grande quantidade de antioxidantes, como a quercetina, que tem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas.
Aproveitar as cascas de cebola não só faz sentido do ponto de vista ambiental ou de saúde, mas também do ponto de vista financeiro. Extrair o máximo de qualidade possível de sua produção semanal é uma maneira inteligente de usar ao máximo seus recursos na compra e no uso dos ingredientes que sempre tem em casa.
Contanto que você descarte (ou limpe) qualquer camada de sujeira, dá para usar as cascas da cebola em vários pratos. Caldos, por exemplo, ficam excelentes com esse ingrediente, adquirindo cor e um sabor agradável, rico em umami – tente aproveitar especialmente no preparo de caldos de vegetais. Além disso, como as cascas não se desintegram, dá para removê-las facilmente depois que o caldo estiver pronto.
Como alternativa, também é possível usar as cascas que sobraram de uma infusão para fazer “pó” de cebola. Simplesmente retire o excesso de umidade das cascas assando-as em um desidratador ou em forno baixo, por bastante tempo, antes de triturá-las em um processador de alimentos.
Adicionando um toque de sabor defumado de uma forma extremamente acessível, o pó pode ser usado para temperar qualquer coisa, desde proteínas e vegetais até molhos e temperos que carecem de um fator “uau”.