Páscoa costuma ser sinônimo de chocolate, bacalhau e vinho. Mas brasileiro ama uma cerveja e pode se surpreender com harmonizações que combinam os diferentes estilos dessa bebida com o doce feito de cacau. Para aprender a combinar cerveja e chocolate, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, compartilha algumas dicas. Veja abaixo:

+Degustação: provamos 13 ovos de chocolate especiais para a Páscoa, confira os destaques

Pale Ale

Uma Pale Ale possui malte especial combinado com lúpulo selecionado, resultando em uma cerveja clara, com amargor leve e distinto. Na hora de harmonizar, o ideal é o chocolate ao leite, geralmente mais cremoso e mais doce. O amargor do lúpulo quebra a gordura e o excesso de açúcar, limpando o paladar e deixando tanto o chocolate quanto a cerveja ainda mais saborosos.

Porter

As Coffee Porters têm notas de café e malte torrados, amargor leve e distinto. Por isso, são a pedida perfeita para acompanhar o chocolate meio amargo, trazendo equilíbrio ao paladar com um sabor refinado.

Ale

A cerveja do estilo Ale possui sabor e aroma frutados, que resulta em uma bebida equilibrada. Na hora de harmonizar, a opção mais indica é o chocolate branco. A gordura desse chocolate pede cervejas mais refrescantes, com mais acidez e toques de frutas. A harmonização irá causar uma explosão no paladar: é como comer um chocolate recheado.

Cacau Ale

Uma cerveja Cacau Ale apresenta nibs de cacau em sua composição – o que confere um sabor mais seco para a bebida, com acidez na medida. O chocolate com nozes e frutas secas, devido à combinação de seus ingredientes extras, harmoniza muito bem com esse estilo.

Hops Escura

De sabor equilibrado e levemente adocicado, a cerveja Hops Escura combina com ovos de Páscoa elaborados com nozes, biscoitos ou castanhas. Devido ao processo de dry hopping (método de adição do lúpulo durante a fermentação da cerveja), é uma cerveja aromática com notas de caramelo, o que a torna perfeita para acompanhar esse tipo de chocolate.