11/04/2023 - 18:44
Quem não está acostumado com o mundo das panelas, ingredientes, fogo e fogão, pode achar um bicho de sete cabeças transformar meia dúzia de produtos em uma refeição nutritiva, saborosa e admirável. Mas dá para começar aos poucos a se arriscar na cozinha e ter resultados incríveis. O site Hindustan Times separou 5 dicas essenciais para quem está aprendendo a cozinhar, veja abaixo e inspire-se:
+Aprender a cozinhar faz bem para a saúde mental, diz estudo
+Confira 5 dicas de organização para facilitar a vida na cozinha
+Chefs dos EUA compartilham seus melhores conselhos gastronômicos
+Quer cozinhar melhor? Confira três dicas essenciais para amadores
Leia a receita inteira
Parece básico, mas, sim, quem está começando a cozinhar deve ter a paciência para ler a receita inteira, para não ser surpreendido no meio do processo com a falta de algum ingrediente. Hoje em dia, há diversas opções para conseguir receitas bacanas e bem explicadinhas, como sites, livros, redes sociais, vídeos e aplicativos.
Comece com receitas simples
Pode parecer tentador arriscar uma receita mais complexa, como uma lasanha, na sua estreia na cozinha. Mas deixe a tentação de lado e comece por itens básicos, como o preparo de um bom arroz com feijão. Receitas mais simples podem levar a resultados mais animadores logo de cara, ajudando a não desistir da tarefa de cozinhar para si e para os outros.
Faça a mis-en-place
Uma das lições básicas para quem está começando a cozinhar é fazer a famosa mis-en-place, que os chefs tanto falam nos programas de televisão. Isso nada mais é do que preparar os ingredientes antes de fazer a receita propriamente dita. Alguns exemplos: lavar e higienizar verduras e legumes, picar cebola e alho, descongelar a carne, cortar tomates, etc, ajuda muito na hora de combiná-los para o preparo do prato. Vale deixar tudo no jeito antes de começar, em potinhos separados. Fica mais organizado e fácil de fazer.
Experimente o tempo todo
Sim, um bom cozinheiro sempre prova os pratos. É claro que, com o tempo e a experiência, vai ficando mais fácil adivinhar o sabor da receita antes mesmo dela ficar pronta. Mas, se você for um iniciante nas artes culinárias, não tenha medo de experimentar o prato em vários momentos, para ter certeza de qual é o ponto certo. Isso vale para tudo, de molhos e sopas a macarrão, arroz, risoto, tempero de salada, etc.
Substitua ingredientes quando necessário
Às vezes, uma receita pede um ingrediente que pode ser caro demais ou difícil de encontrar. Nesses casos, a boa e velha substituição pode funcionar – desde que os produtos tenham características parecidas. Por exemplo, um picadinho fica delicioso tanto com o tradicional e caro filé-mignon bovino, quanto com peito de frango picado, sem pele nem osso. O mesmo vale para o óleo empregado na receita: se não tiver azeite, por exemplo, substitua pelo óleo que tiver em casa, como o de soja, de girassol, de milho…