17/04/2023 - 18:09
Qualquer pessoa que já tenha enfrentado uma intoxicação alimentar sabe o quão importante é manter a segurança dos alimentos. Quando se lida com alimentos, existe a chamada “zona de perigo”, uma faixa de temperatura que fica 4ºC e 60ºC que é propícia para as bactérias se multiplicarem e potencialmente causarem doenças transmitidas por alimentos. Dessa forma, como mostra o site Tasting Table, qualquer temperatura abaixo ou acima dessa faixa retardará substancialmente o crescimento de micro-organismos patogênicos.
Nesse ponto, é muito importante saber usar e regular a geladeira, para garantir que os alimentos guardados ali estejam na temperatura adequada.
As geladeiras saem direto da linha de fábrica configurada para manter uma temperatura abaixo de 4ºC na parte principal do refrigerador. No entanto, à medida que o aparelho envelhece, pode tornar-se mais difícil de manter a temperatura de refrigeração adequada.
Diferentes áreas da geladeira podem desenvolver pontos quentes e frios que permanecem em diferentes temperaturas, o que torna o mostrador ou termômetro embutido não confiável.
Para neutralizar essa inconsistência, use um termômetro externo para verificar a temperatura da geladeira a cada três meses. Certifique-se de deixar o termômetro em várias seções do refrigerador (inclusive, no freezer), verificando cada área das prateleiras e gavetas para garantir que a temperatura permaneça abaixo dos 4ºC em todo o aparelho.
Outra dica para ajudar a manter sua geladeira refrigerada adequadamente é permitir que os alimentos recém-cozidos esfriem antes de colocá-los no aparelho. Colocar algo quente do fogão diretamente na prateleira da geladeira pode elevar a temperatura geral do eletrodoméstico diretamente para a zona de perigo, colocando assim seu conteúdo no ponto ideal para o crescimento de bactérias.
Pela mesma razão, é prudente não encher demais a geladeira. Muitos itens podem impedir o fluxo de ar adequado e, como uma pequena sala cheia de pessoas, mais itens para manter a temperatura significa mais trabalho para sua geladeira e possivelmente uma temperatura interna mais alta como resultado. Portanto, não encha demais a geladeira, e, se possível, adicione um termômetro externo para checar regularmente a temperatura.