19/04/2023 - 16:31
Muita gente, quando pensa em intoxicação alimentar, logo lembra das ostras e frutos do mar, por serem muito perecíveis. Mas, como mostra o site Taste of Home, há uma série de alimentos que podem ser causadores dessas doenças provocadas por micro-organismos nocivos presentes nas comidas. E uma delas, surpreendentemente, são as folhas verdes cruas, como a alface.
Segundo o site, as folhas verdes estão no topo da lista de alimentos que mais oferecem risco de intoxicação alimentar. Entre os anos de 2017 e 2022, as verduras causaram 614 casos de intoxicação nos Estados Unidos, segundo relatório do Consumer Reports.
+Veja como regular a sua geladeira para evitar contaminação dos alimentos
+8 pessoas vão a pronto socorro após comer em pizzaria no interior de SP
+MasterChef na Espanha causou intoxicação alimentar em 44 pessoas
A empresa analisou diversas ocorrências alimentares naquele período, focando em contaminação por bactérias e outros micro-organismos nocivos à saúde humana.
Um dos motivos apontados para as verduras serem as vilãs da intoxicação alimentar é a possível presença de E.coli e listeria, que causam distúrbios gastrointestinais. Isso pode ocorrer pelo uso de água contaminada para irrigação das folhas. Mas o ranking aponta outros alimentos que também podem trazer risco à saúde, por isso é preciso ter todo o cuidado com a higienização adequada, especialmente de hortaliças cruas, e também comprar de fornecedores confiáveis. Veja a lista:
- Folhas verdes
- Queijos, frios e embutidos
- Carne moída
- Cebola
- Peru
- Frango
- Mamão papaia
- Pêssegos
- Melão cantalupe
- Farinha de trigo
Como mostra o Taste of Home, em segundo lugar no ranking aparecem os queijos e, principalmente, os frios e embutidos, vendidos fatiados. A carne moída também sempre exige atenção, pois é um alimento que deteriora muito rápido, mesmo na geladeira, assim como as aves cruas, como peru e frango.
Mais surpreendente é a presença de outros itens in natura, como as cebolas, mamão papaia e melão cantalupe, que provavelmente também podem ser contaminados pela irrigação ou mesmo durante o transporte.