02/08/2023 - 10:29
Criado nos Estados Unidos por quatro amigos, entre eles o cervejeiro Jesse Avshalomov, o Dia Internacional da Cerveja é celebrado, desde então, toda primeira sexta-feira de agosto.
A data, que esse ano cairá no dia 4 de agosto, e deve seguir alguns rituais, segundo os criadores. São eles: beber uma boa cerveja com bons amigos; celebrar os cervejeiros e garçons; e tomar cervejas de outras nacionalidades e culturas.
Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, é especialista em turismo, e já que o assunto é cerveja, ele apresenta uma seleção de tours especialmente selecionados para quem aprecia a bebida
“Seguindo a sugestão de beber cervejas de outros países, uma boa ideia para comemorar essa data é que os apreciadores de cerveja viajem nas culturas das melhores cervejarias do mundo, provando novos sabores”, afirma Silvio.
Confira abaixo 6 destinos cervejeiros, cujas bebidas podem ser celebradas, na visão de Silvio:
Munique, Alemanha: não dá para falar de cerveja sem pensar nas famosas canecas enormes e cheias de cerveja dos alemães. Munique, a capital nacional da bebida é conhecida por seus bares onde são servidos alguns rótulos que usam a mesma receita há mais de 500 anos. “Além disso, é em Munique que acontece todo ano a icônica Oktoberfest, o maior festival do mundo dedicado à bebida”, completa.
Bruges, Bélgica: produtora de estilos de cerveja que caíram nas graças dos amantes da bebida nos últimos anos, a Bélgica oferece muitas opções de bares e tours especializados, principalmente na cidade de Bruges. “A famosa cervejaria De Halve Maan oferece visitas guiadas e degustação. Os bares de lá oferecem uma variedade de mais de 400 rótulos”, conta Sallowicz.
Dublin, Irlanda: conhecida pelos seus pubs, a capital irlandesa é também o berço da aclamada Guinness, cerveja escura e encorpada que é produzida na cidade há quase 300 anos e é conhecida mundialmente. “Nessa cidade que já é uma queridinha dos turistas brasileiros, existe a Guinness Storehouse, fábrica da cerveja localizada no coração de Dublin, e o Temple Bar, pub mais conhecido da cidade”, diz o especialista.
Praga, República Tcheca: os brasileiros são conhecidos por seu amor pela cerveja e por ser um dos países líderes no consumo da bebida, porém, nem todos sabem que no topo dessa lista está a República Tcheca, onde a bebida é fabricada há centenas de anos. “Além das mais de 40 cervejarias na cidade, abertas para visitação, Praga também é conhecida por oferecer banhos preparados em spas que usam ingredientes presentes na cerveja; uma experiência curiosa, sem dúvida”, conta Sallowicz.
Amsterdã, Holanda: conhecida pela Heineken, uma das favoritas de muitos apreciadores de cerveja, a Holanda também é produtora de vários outros rótulos, que podem ser apreciados nos bares da simpática Amsterdã. “No Heineken Experience, é possível conhecer detalhadamente o processo de fabricação da cerveja e, é claro, degustá-la”, diz Sallowicz.
Belo Horizonte, Brasil: o destino nacional que é conhecido pelos seus famosos botecos também oferece diversas cervejas premium. Em Belo Horizonte é possível apreciar uma série de rótulos diferentes. “Quem estiver de passagem por BH, pode conhecer a Krug Bier, primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais e também uma das filiais do Hofbräuhaus, bar mais famoso de Munique. Outra boa ideia é visitar o Ateliê, espaço aconchegante da cervejaria Wals”, sugere Sallowicz.