27/10/2023 - 17:00
A história do Bar do Luiz começa muito antes do bar e até mesmo do Luiz. Em 1942, Eduardo Fernandes e sua esposa Idalina, pais de Luiz Pinheiro, tocavam um pequeno empório localizado na Rua Augusto Tolle, na zona norte de São Paulo.
“Produtos nacionais e estrangeiros. Não tememos concorrência”, afirmava o calendário exibido nas paredes de seu negócio – mas a concorrência veio forte e a pequena mercearia foi abalada pela nova onda dos supermercados.
O surgimento do bar
Em 1970, Luiz, sua mãe e sua esposa, também chamada Idalina, mudaram o rumo de seu negócio drasticamente. As portas da vendinha deram lugar a um pequeno bar. Ali já reinava um salgado de primeira: o famoso e inigualável bolinho de carne.
Todos na região ouviam falar, pegavam para viagem ou consumiam ali mesmo, de pé entre um bate papo e outro. Acompanhado das batidas artesanais ou de um guaraná caçulinha para os pequenos.
No fim da década de 70, aos 12 anos, Luiz Eduardo, conhecido como Edu, filho de Luiz Pinheiro e Idalina, já atendia as mesinhas e inovou adicionando novas opções no balcão de acepipes ou fazendo pequenas reformas no espaço.
Aos poucos o bar expandiu, ganhou fôlego no concorrido cenário da botecagem paulistana e se tornou um dos bares mais conceituados da cidade.
Hoje, a empresa é conduzida com maestria pelas três filhas do Edu, Catarina, Carol e Clara, e conta com a valiosa contribuição de sua esposa, Rita.
O que um dia foi apenas um modesto boteco, hoje se transformou em uma verdadeira experiência, com pratos especiais servidos a cada sexta-feira, criações inovadoras de bebidas, petiscos e bolinhos congelados que conquistaram os mercados e padarias locais. E o melhor de tudo, a família continua a crescer, consolidando seu legado.
História do bolinho de carne do Bar do Luiz Fernandes
Na década de 70, os icônicos bolinhos de carne surgiram das mãos talentosas de Idalina, quando o modesto estabelecimento, outrora uma simples mercearia de secos e molhados, se transformou no querido Bar do Luiz que conhecemos hoje.
Este petisco, que permanece até os dias de hoje como o favorito absoluto dos clientes, é o orgulho e o símbolo indiscutível do local, tendo recebido prêmios em reconhecimento ao seu inigualável sabor.
Receita do bolinho de carne
Rendimento: medida para 5 bolinhos
Ingredientes
250g de acém moído
37g de pão italiano amanhecido hidratado
6g de cebola
5g de alho triturado
4g de sal
1,25g de alho-poró
3g de pimenta dedo de moça
2,5g de salsa
2,5g de cebolinha
0,25g de orégano desidratado
0,5g de cebolinha
0,5g de pimenta calabresa em flocos
Óleo para fritar
Modo de preparo
Coloque os pães em um recipiente com água e deixe-os imersos por 40 minutos. Depois, retire o excesso de água apertando os pães um a um.
Em outro recipiente coloque a carne moída e acrescente todos os temperos. Misture o pão e a carne até ficar homogêneo. Coloque a massa na palma da mão e molde as bolinhas de 45g. Frite em óleo já aquecido a 180° até que fiquem bem dourados.
Serviço
Augusto Tolle
Endereço: Rua Augusto Tolle, 610, Mandaqui
Cervejaria
Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5470, Mandaqui
Andorinha
Avenida Parada Pinto, 2262, Andorinha Hiper Center, 3º Piso, Horto Florestal