20/12/2023 - 17:50
Não é pouca coisa. No ano passado, seis em cada dez pessoas no Brasil manifestaram o desejo de ter o próprio negócio, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que há mais de duas décadas monitora o empreendedorismo no mundo.
Esse mesmo levantamento apontou ainda que o país tem a segunda maior população absoluta de “potenciais empreendedores”, atrás apenas da Índia.
Empreender, no entanto, é sempre um desafio. Pode trazer sucesso financeiro e realização profissional, além de ser uma alternativa para muita gente que não encontra espaço no mercado de trabalho. Mas é preciso planejamento, criatividade e determinação – entre outros atributos que podem tornar essa jornada menos arriscada. Afinal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez empresas fecham em menos de cinco anos de atividade.
Para aconselhar aqueles que pretendem tirar uma ideia do papel em 2024 – e até mesmo quem já a pôs em prática -, quatro empresários destaques na gastronomia da cidade de São Paulo dão dicas para aumentar as chances de êxito no próprio negócio. Confira!
Gustavo Brunello, La Braciera (@labracierapizza)
Dedique atenção às redes sociais: Gustavo tem propriedade para falar sobre o assunto. Afinal, muito da boa fama da casa vem do mundo virtual, com inúmeros influencers publicando vídeos de suas pizzas à moda napolitana.
“Hoje em dia sua principal apresentação é a internet”, conta ele. Ele também destaca que é importantíssimo abastecer as redes com fotos profissionais para “criar o desejo através dessas mídias”.
Paulo Barros, Moma (@modernmammaosteria) e Ella|Fitz (@ellafitzristoranti)
Tenha um bom sistema de gestão e saiba interpretar os números: Não é preciso ser nenhum expert no assunto para saber que, como em qualquer negócio, uma boa gestão é imprescindível. E existem excelentes softwares que auxiliam o empreendedor a controlar desde as finanças até recursos humanos.
“Com um desses, é possível saber, por exemplo, se há perdas no negócio e onde elas estão, o que ajuda e muito nas tomadas de decisão”, compartilha Barros.
Marcelo Muniz, Nonna Rosa (@osterianonnarosa) e Èze (@restaurante.eze)
Treine exaustivamente a brigada: “O cliente que frequenta um restaurante pode estar em seu melhor ou pior momento”, explica o empresário. “Ele pode estar feliz, fechando um negócio importante, ou triste, em meio a um problema familiar.
E seja qual for a situação, precisa ser atendido da melhor forma.” Há ainda a máxima que diz que um serviço bom salva uma comida ruim e um serviço ruim pode estragar a experiência com uma comida boa. “Conhecer o cliente também conta pontos, já que faz com que ele se sinta acolhido.”
Marcello Nazareh, Guilhotina (@guilhotinabar) Carrasco (@ocarrascobar) e Café Hotel (@cafehotelbar)
Abra logo: “Antes da inauguração, um negócio dificilmente está pronto do jeito que a gente quer”, adianta Nazareh, o Naza, que entrou no ramo de bares por influência de amigos e hoje comanda três casas de sucesso. Portanto, a dica é não hesitar e entrar de cabeça – não sem antes, claro, conhecer os riscos envolvidos no novo empreendimento.