29/01/2024 - 9:00
Todo ano o retorno escolar das crianças “exige” dos pais uma criatividade extra na hora de preparar um lanche colorido, saudável e nutritivo, para enviar para a escola. Para ajudar os pais nessa missão, a nutricionista Edvânia Soares, da Levitare, uma das principais marcas de laticínios de búfala do País, sugere algumas opções de lanches e destaca que os queijos vêm ganhando espaço nesse universo de lanche escolar como opção de snacks saudáveis, principalmente os de mozzarela de búfala.
O leite bubalino contém índices mais elevados de cálcio e proteínas, comparando com o de vaca, além de ter o dobro de ômega 3, menos colesterol e maior teor de vitaminas A, D e B2 (riboflavina). Também é fonte de minério, magnésio, potássio e fósforo. “Por ser um leite altamente digestivo por conta do A2A2, a lactose presente no leite de búfala se transforma em ácido lático durante o processo de fabricação, o que permite a produção de produtos mais leves”, afirma a nutricionista.
Em países como França, Suíça e Alemanha, existem programas especiais de incentivo ao consumo de queijo entre crianças da primeira infância. Os pais são estimulados a colocar esse alimento no lanche da escola. Não à toa que nesses países, estatísticas comprovam que existem o maior número de crianças saudáveis e com o peso adequado.
É fundamental que na lancheira escolar contenha um produto de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura e um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais), além de uma bebida para hidratar (água, água de coco ou suco natural. Ter uma alimentação saudável e balanceada é indispensável em qualquer idade.
Ideias “vapt-vupt” para preparar uma lancheira linda, colorida e saudável:
- Colocar fatias de mozzarella de búfala entre duas fatias de pão, com tomate e alface;
- Compre a mozzarella redondinha, como se fosse um tomatinho cereja, inclua frutas frescas ou secas;
- Prepare pequenas torradas com requeijão cremoso de búfala;
- Opte por alimentos coloridos, pois oferecem uma maior variedade de nutrientes, especialmente vitaminas e minerais.
- Pode elaborar sanduíches de ricota, cottage, queijo minas, mozzarela de búfala Levitare, requeijão, atum, ovo (mexido, cozido ou em pasta), grão-de-bico, frango, tofu, pasta de amendoim e geleia são boas opções.