09/04/2024 - 11:35
Se você é um desses consumidores que adora experimentar novos sabores e receitas inovadoras, A The Gin Flavors (@theginflavors), hub e maior plataforma de gins do país une duas paixões brasileiras: gin e café.
Existem diversos drinks que misturam o gin com café em grãos ou então o gin com café expresso. Segundo Erico Angelis, sócio e fundador da marca, os ingredientes se complementam de forma harmônica e criam bebidas energéticas e refrescantes.
Confira 4 receitas surpreendentes de Gin com Café.
1. Gin tônica com café
A G&T é o drink com gin mais clássico. Incluir café na mistura é uma forma de inovar e adicionar sabor ao coquetel. Os ingredientes são os mesmos da gin tônica tradicional, com a adição de uma dose de café.
Ingredientes
50 ml de gin
100 ml de água tônica
50 ml de café espresso ou coado
gelo
limão siciliano
Modo de preparo
O primeiro passo é preparar seu café e deixá-lo esfriar. A escolha entre café espresso ou café coado fica a seu critério. Depois disso, coloque o limão siciliano em um copo alto e preencha com gelo. Adicione o gin e o café e complete com água tônica. Prontinho, agora é só saborear!
2. Gin Espresso Martini
O Espresso Martini é um drink já conhecido, que mistura vodka, café espresso e licor de café. O twist aqui é substituir a vodka por gin, criando uma combinação nova de sabores.
Ingredientes
50 ml de gin
25 ml de café espresso
25 ml de licor de café
cubos de gelo
grãos de café para decorar
Modo de preparo
Encha uma coqueteleira com gelo e depois adicione o gin, o espresso e o licor de café. Agite bastante, até mais do que você faria com um drink normal. O espresso deve criar aquela “espuminha” no topo, é assim que você vai saber quando pode parar de mexer. Coloque o drink num copo gelado e decore com os grãos de café. Agora é só aproveitar!
3. Gin e Cold Brew
Essa é uma versão da Gin tônica com café, mas utilizando café Cold Brew, ao invés de café espresso ou coado. O café Cold Brew é um método diferente de infusão que não utiliza a água quente, de forma que o sabor do café fica mais refrescante e leve, menos ácido e com menos cafeína.
Como a água quente não está envolvida no processo, o Cold Brew acaba levando muito mais tempo para ficar pronto. Enquanto “passar um cafézinho” leva apenas alguns minutos, para preparar um café Cold Brew você vai precisar de 12 a 24 horas.
Existem equipamentos específicos para preparar café Cold Brew, mas, caso você não possa investir nisso no momento, é possível prepará-lo usando apenas um coador de pano e uma jarra. Coloque o pó no coador e mergulhe em água gelada. Depois reserve na geladeira e espere por, em média, 20 horas.
Ingredientes
50 ml de gin
50 ml de café cold brew
100 ml de água tônica
gelo
limão siciliano
Modo de preparo
O preparo é bem parecido com o da Gin Tônica com café. Coloque o limão e gelo em um copo, depois o gin e o café. Agora é só completar com a água tônica e saborear seu drink.
4. Gin com infusão de café
Neste coquetel, é como se você fosse fazer o seu Cold Brew com gin ao invés de água. O processo é extremamente parecido.
Ingredientes
50 ml de gin
100 ml de água tônica
gelo
laranja ou limão siciliano
Modo de preparo
Primeiro, precisamos infusionar o café no gin. Para isso, coloque o pó de café e o gin em uma garrafa ou pote de vidro com tampa. Deixe na geladeira por pelo menos 12 horas. Depois desse tempo, utilize um coador de café para retirar o pó da mistura.
Agora, num copo de coquetel, coloque uma rodela de laranja ou de limão siciliano e o gelo. Acrescente 50 ml de gin infusionado com café e complete com água tônica.