03/04/2024 - 16:59
A gastronomia experimentada nos ares é mais complexa do que se imagina. Começando pelo preparo nas cozinhas industriais dos aeroportos, os alimentos passam por diversas etapas antes de chegarem aos assentos dos aviões na altitude de cruzeiro.
A convite da Delta Airlines, a reportagem da Menu conheceu a sede da Newrest, empresa global de catering e hospitalidade responsável pelo preparo das refeições da companhia aérea. Localizada no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), por lá são preparadas 820 refeições diárias, totalizando 67 mil por mês.
O destaque foi para o menu da Delta One, classe executiva da marca, que é repaginado a cada três meses e se adapta à sazonalidade dos ingredientes. A cada ciclo, ele também ganha um prato típico que reflete a autenticidade e a singularidade da cozinha brasileira.
Da cozinha ao céu
À reportagem, o chef Jhuan Schneider, responsável pela elaboração dos pratos, explica parte da logística envolvida do preparo ao voo. Segundo ele, todas as refeições têm seu processo iniciado com sete dias de antecedência, entre requisição, porcionamento, montagem e mais.
Jhuan ainda conta que as refeições levam uma quantidade de sal maior do que levariam caso fossem consumidos em terra, já que os sabores se atenuam no ar. Elas também são preparadas até três pontos antes do ideal, para que possam ser reaquecidas por 20 minutos a 160 ºC no avião sem perder a qualidade.
Após o preparo na cozinha, os alimentos são resfriados a 5 ºC em um “chiller”, sendo mantidos na chamada “zona de segurança” antes de serem levados ao prato com os outros ingredientes da refeição. Os trolleys, carrinhos que levam as bandejas, já entram na aeronave equipados com um carregamento de 110% de refeições sobre o número de passageiros.
Menu Delta One
Pelo aplicativo Fly Delta, passageiros da Delta One podem escolher previamente seu menu, incluindo pratos que só estão disponíveis por meio do sistema de pré-seleção, com antecedência entre sete dias a 24 horas antes da partida do seu voo.
O ciclo atual inclui os pratos:
- Carne: costela, molho de vaca atolada, mandioca assada e arroz de coentro;
- Frango: sobrecoxa de frango marinada, molho de maracujá, couve sauté, purê de abobrinha e pimenta biquinho;
- Vegetariano: tortellini de espinafre com ricota, molho de pimentão com mascarpone, molho pesto, berinjela assada, abobrinha assada, tomate sweet grape confit, queijo feta;
- Feijoada pré-select (prato que pode ser solicitado até 24 horas antes do embarque): feijoada moderna, com molho de feijoada, arroz branco, bolinho de farota, feijão preto, couve à mineira e laranja;
- Bacalhoada pré-select (prato que pode ser solicitado até 24 horas antes do embarque): postas de bacalhau com batata em rodelas, tomate sweet grape assado, azeitona Kalamata, pimentão amarelo, cebola pérola assada, salsa picada e azeite.
Além dos pratos principais, viajantes podem se deliciar com:
- Mix de nuts servido no início do voo;
- Entrada de melão cantaloupe com presunto cru, queijo parmesão, castanha-do-Pará e hortelã;
- Sopa de tomate;
- Salada de batatas com mostarda em grão e cebolinha picada;
- Torta brownie com mousse de maracujá, gel de manga e guarnição de chocolate branco;
- Buffet de sorvete de baunilha Häagen-Dazs, que pode ser servido com chocolate, compota de frutas vermelhas, chantilly e praliné de amêndoas;
- Prato de queijos e frutas servido antes da aterrisagem, com queijo de cabra com carvão, queijo lua cheia, queijo meia cura premium, goiabada, uva vermelha e cream cracker;
- Baguetes, brioches, focaccias e cookies assados na cozinha da Newrest;
- Parfait de iogurte com granola e compota de frutas vermelhas;
- Fritatta com legumes;
- Croissant importado da França;
- Café Starbucks;
- Biscoitos Biscoff;
- Barra de cereais Kate’s Real Food;
- Refrigerantes, sucos, ginger ale, champanhe, espumante, vinhos tinto, branco, rosé e do Porto, chás, uísque e vodka de marcas variadas, gin, licor, tequila e cervejas.