25/04/2024 - 12:58
Para o Dia do Churrasco, celebrado em 24 de abril, a Perdigão preparou um estudo exclusivo revelando as tendências de consumo e curiosidades relacionadas ao churrasco mais mencionadas nas redes sociais e nas plataformas de busca. Churrasco na airFryer se destaca pelo preparo prático e tutoriais no YouTube e TikTok. Quando o assunto é cortes favoritos, picanha bovina e pancetta suína são as principais escolhas dos brasileiros. Já o dia favorito é o domingo, principalmente em dias de jogos de futebol e aniversários; e os ritmos mais escolhidos para a celebração são pagode, sertanejo e funk.
O levantamento, que foi realizado com mais de 5 milhões de menções no X (81%), Facebook (10%), YouTube (6%), Google e portais de notícias (2%) e Instagram (1%), apontou que o churrasco é uma paixão brasileira e tema de conversas como: melhores cortes e acompanhamentos, principais ocasiões, tipos de preparo e até qual o melhor ritmo musical para acompanhá-lo. Esse estudo abrangente, foi realizado pela Perdigão junto com Lab de Performance/CRM da BRF, utilizando dados do Radar Stilingue, Google Trends, X, YouTube, TikTok, Facebook e Instagram, analisou as menções de janeiro a dezembro de 2023.
Falando de tipos de preparo, destacam-se cinco: o convencional, preparado na brasa da churrasqueira. Na airfryer, que se destaca pela praticidade e facilidade e como um possível reflexo pós-pandemia. O coreano, que chega como reflexo da cultura asiática cada vez mais presente no país – como a k-pop e o k-drama -, e seu preparo inclui fatias finas de carne na grelha. E o churrasco de rua, comercializado por ambulantes perto de estabelecimentos comerciais, metrôs, estádios de futebol e outros locais com alto fluxo de pessoas.
No Google Trends, o termo “como preparar o melhor churrasco” teve mais de 114 mil menções, o que justifica o grande número de matérias em portais de notícias trazendo dicas de como calcular a quantidade de comida por pessoa, sugestões de acompanhamentos, tipos de preparo e receitas variadas. No TikTok, cuja maior audiência tem 18 a 24 anos de idade, o uso da hashtag #churrascoemcasa somou 8 mil postagens e 94 milhões de visualizações no Brasil.
Na plataforma X, foram registradas 285 mil menções sobre churrasco, especialmente durante dias de jogos de futebol (200.955) e celebrações de aniversário (60.499) e 39 mil menções sobre esta ser uma ocasião a ser compartilhada com familiares e amigos. Os dias favoritos seguem sendo sexta (32.630 menções), sábado (41.646) e, especialmente, domingo (129.963), e o pão de alho, o arroz, a farofa e a maionese, estão no top 5 de melhores acompanhamentos. Os locais mais mencionados são casas, sítios, chácaras e na beira da piscina.
Quando o assunto é cortes bovinos para churrasco, no X, Picanha (50.124 menções), Costela (6.729) e Alcatra (2.041) são os mais citados. Entre os suínos, a Pancetta (6.780) ocupa o primeiro lugar, especialmente em momentos de churrasco em família. O Toucinho (6.127) ficou em segundo lugar, por conta da versatilidade em outras receitas. Já a Picanha (4.999), que ficou em terceiro lugar, está crescendo em presença no churrasco. Destaque para a Linguiça (25.847), que é mencionada também em pratos do dia a dia e uma tradição no país.
“Há 90 anos a Perdigão está nos lares brasileiros e é parte desta tradição tão nossa que é o churrasco. Somos apaixonados por estes momentos de união, celebração e sabor, e com a linha Perdigão Na Brasa, entregamos qualidade e uma ampla variedade de cortes premium para um churrasco perfeito. A pesquisa vem a partir deste olhar de continuar como a marca de confiança também das próximas gerações, nos antecipando às tendências e ouvindo as pessoas” finaliza Rafael Gonçalez, gerente executivo da Perdigão.
Sobre a Perdigão
A Perdigão está presente na casa do consumidor há quase nove décadas e acredita nas relações humanas para celebrar as refeições, sejam em ocasiões especiais ou situações cotidianas. Com o posicionamento ‘Comer Junto’, a marca tem em seu portfólio opções democráticas que atendem diferentes públicos e ocasiões de consumo, que vão desde café da manhã, passando pelo almoço, lanches até o jantar.