Recentemente, a Heineken explicou a suposta alteração na fórmula da cerveja produzida no Brasil. Em seu site, a empresa confirmou que o prazo de produção da Heineken Original é de “no mínimo 21 dias, podendo chegar a 28 dias ou até mais, variando de acordo com a tecnologia e necessidade de cada cervejaria” — ao contrário do que dizem antigas publicidades da marca, que garantem que a fórmula centenária tem prazo de produção de exatos 28 dias.

Em uma página já excluída do site brasileiro da empresa, o Grupo Heineken garante que são necessários “pacientes 28 dias de espera” para preparo de uma cerveja com sabor “perfeitamente equilibrado, claridade refrescante e a bela cor amarelo-ouro”.  No site dos Estados Unidos, no entanto, o trecho permanece no ar.

Página removida do site da Heineken, capturada pelo 'Metrópoles'
Página removida do site da Heineken, capturada pelo ‘Metrópoles’
Página do site americano da Heineken
Página do site americano da Heineken

O Grupo Heineken foi procurado pela Revista Menu após uma reportagem veiculada no “Metrópoles” na segunda-feira, 3, e confirmou as informações da nota.

Na reportagem original, o “Metrópoles” alega ter tido acesso a documentos que mostram que, desde 2021, a bebida é produzida fora do prazo padrão de países como Estados Unidos e Japão.

No comunicado oficial, a empresa garantiu que não alterou sua fórmula original. Leia na íntegra:

“A Heineken® não alterou sua fórmula original e nem seu processo único de produção. Só a Heineken é uma cerveja Puro malte produzido com energia renovável, utilizando a Levedura A, exclusiva, fermentada em tanques horizontais. Um processo único de produção e que faz o sabor de Heineken, só Heineken. No Brasil, por exemplo, somente 4 das nossas 14 unidades têm capacidade para produzir a cerveja (Jacareí/SP, Araraquara/SP, Alagoinhas/BA e Ponta Grossa/PR), justamente por serem as únicas com a instalação dos tanques horizontais. A partir do segundo semestre de 2025, com a inauguração da cervejaria de Passos, em Minas Gerais, teremos a 5ª unidade.

A marca segue com a premissa de garantir o padrão global de qualidade, que permanece inalterado há mais de 150 anos por todo o mundo. Não à toa, a Heineken utiliza os mesmos ingredientes naturais — água, puro malte, lúpulo e nossa exclusiva levedura A — em todos os lugares do mundo. Sobre o tempo de produção, trabalhamos com, no mínimo, 21 dias, podendo chegar a 28 dias, ou até mais, variando de acordo com a tecnologia e necessidade de cada cervejaria, sempre com a premissa de garantir nosso padrão global de qualidade e sabor único de Heineken. Lembrando que o tempo de fermentação de Heineken sempre foi acima da média de outras marcas premium e mainstream do mercado.

É importante explicar que testes de pesquisas e análises controladas para os mais diferentes fins são bastante comuns em unidades produtivas, seja na HEINEKEN ou em qualquer empresa que se proponha a buscar insights, inovação e melhoria contínua. A realização pontual de testes com Heineken ou qualquer outra marca não representa qualquer mudança no processo produtivo ou na receita original de Heineken e de outro produto do nosso portfólio.

Seguimos comprometidos e seguros com nosso padrão de qualidade e fórmula que permanecem inalterados há mais de 150 anos por todo o mundo. As portas de nossas cervejarias estão abertas para apresentar nosso processo produtivo, assim como fazemos continuamente, para quem tiver interesse, em nossa experiência cervejeira Inside the Star, na unidade de Jacareí.”