28/06/2024 - 10:00
O Dia Mundial do Rosé é celebrado nesta sexta, 28 de junho. Esta categoria de vinhos costuma ser refrescante, trazer uma bela variedade de tons e ir bem com pratos diversos, o que justifica o aumento gradual do seu consumo por brasileiros.
“É uma variedade de vinho que também conquista pelo olhar, com suas tonalidades de rosa, salmão, cereja, por suas lindas garrafas, muitas vezes com ornamentos em alto relevo e também por seus lindos rótulos, sempre alegres e expressivos”, diz Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Os vinhos rosés são elaborados majoritariamente por uvas tintas, sendo que ao terem suas cascas em contato com o mosto – o suco inicial extraído das uvas durante o processo de vinificação – conferem a tonalidade que o enólogo deseja apresentar. Podem ser elaborados com uma única variedade ou como um blend de diferentes uvas.
Confira algumas variações de vinhos rosés sugeridas pela sommelière:
Rosé em blend
Um blend bem inusitado e saboroso é o americano Dark Horse Rosé 2019, que combina as uvas tintas Barbera, Tempranillo e Grenache, com um toque da cítrica Pinot Gris, resultando em aromas e sabores que remetem às frutas vermelhas frescas. Harmoniza bem com queijos frescos e cremosos com geleias de morango, framboesa ou cereja.
Malbec rosé
A Malbec é uma das queridinhas dos brasileiros e com ela também se produz bons rosés, como é o caso do argentino Partridge Flying Malbec Rosé 2023, que além das frutas vermelhas características desse estilo, traz notas florais, com destaque para a violeta, típica dos vinhos elaborados com essa uva. Este exemplar acompanha bem a variedade de carnes e legumes de churrasco.
Rosé suave
Este estilo de rosé ainda é pouco explorado no Brasil, mas harmoniza bem com pratos mais condimentados e picantes, como os encontrados nas culinárias indiana e tailandesa. A indicação para esta variação vem da renomada vinícola brasileira Miolo que, em parceria com a Wine, traz com exclusividade o Frisante Ballade Rosé 2024. Trata-se de um rosé aromático com maior percepção de doçura, acidez vivaz e notas de frutas tropicais como goiaba e manga, frutas vermelhas frescas, além de aromas florais.
Rosé espumante
Outra importante variedade é a de rosés espumantes. O Espumante U By Undurraga D.O. Región de Aconcagua Rose Brut é um chileno que traz uma ótima relação custo-benefício, entregando a máxima expressão da Pinot Noir vinificada em rosé. Possui corpo delicado, borbulhas abundantes e refrescância para equilibrar aperitivos.