Após enfrentar uma jornada que colocou à prova suas habilidades técnicas, criatividade, a capacidade de fazer drinks equilibrados e de ousar em sabores, Ryu Komorita foi o grande vencedor da etapa brasileira do World Class Competition, principal competição de coquetelaria do mundo organizada anualmente pela Diageo (@diageobrasil), líder global em bebidas premium. Neste ano a final aconteceu no dia 18 de junho, em um grande evento regional na Cidade do México, que agregou também as finais do país sede e da Colômbia.

Em sua 15ª edição, a competição começou ainda em maio, quando os interessados foram convocados a participar do desafio “Palomas of The Future”. Nele, os competidores tiveram que capturar a essência da marca mexicana Don Julio e, com isso, desenvolver receitas autorais com a tequila que destacassem os aromas e as notas de agave do destilado em combinação com ingredientes frescos e complementares. Para oficializar sua inscrição no campeonato, os bartenders precisaram postar a receita no Instagram, marcando os perfis oficiais da competição e explicando o conceito da criação para que fosse avaliada.

Ryu Komorita é eleito o melhor bartender do Brasil ao vencer a etapa nacional do World Class 2024. (Foto: Vitória Kurihara)

Os 20 bartenders cujo conceito do coquetel melhor se adequavam a proposta do desafio foram selecionados para a semifinal, etapa onde prepararam suas criações presencialmente para a avaliação dos jurados. Além de Ryu, também os bartenders Ariel Todeschini, de Curitiba, e  Rachel Louise, de São Paulo obtiveram os melhores desempenhos e se classificaram para a final nacional.

A grande final foi dividida em 3 desafios. No primeiro os participantes receberam uma caixa misteriosa, que revelou uma ocasião de consumo especial para o qual deveriam desenvolver um coquetel utilizando como base um destilado surpresa. No segundo, denominado Clássicos do Futuro, os finalistas precisaram realizar 3 coquetéis imaginando estar no ano de 2042 numa celebração pelo centenário da tequila Don Julio, fundada em 1942: Um wellcome punch, uma versão inovadora de Paloma ou Margarita, e um coquetel original. A competição foi encerrada com uma eletrizante disputa de velocidade, na qual os competidores precisaram fazer 5 coquetéis revelados em sorteio, com excelente qualidade e execução, no menor tempo.

Para Ryu este momento é uma coroação de sua jornada na coquetelaria e um incentivo para continuar sempre progredindo. “Vencer o World Class significa uma vitória muito pessoal, mas também o início de um mundo novo, uma vida diferente daqui pra frente. Foi um desafio muito difícil, mas acho que é só o começo”, comenta o campeão.

Organizado anualmente pela Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de rótulos como Johnnie Walker, Don Julio, Ketel One, Tanqueray e Smirnoff, o Word Class Competition elege o bartender mais completo do mundo a cada ano. A competição é uma das iniciativas que a companhia realiza para fomentar a cultura de drinques, desenvolver os profissionais da categoria e, assim, levar todo segmento a um novo patamar.

Ryu será o representante do Brasil na etapa internacional do World Class Competition, que acontece de 9 a 13 de setembro em Shangai, na China.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder global em bebidas alcoólicas premium com um portfólio de marcas consagradas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, entre outras, e está presente em 180 países. A empresa é comprometida com a iniciativa “Sociedade 2030: Espírito do Progresso”. Centrada em três pilares, a estratégia promove o consumo responsável de álcool, fomenta a diversidade e inclusão e garante a sustentabilidade da cadeia de produção do grão ao copo. Como parte dessa agenda, a Diageo promove globalmente o consumo responsável por meio do DRINKiQ, plataforma digital que reúne orientações e dicas para moderação.

A empresa está listada na Bolsa de Valores de Londres (DGE) e na Bolsa de Valores de Nova York (DOE). Para obter mais informações sobre a Diageo, nossas pessoas, marcas e desempenho, visite-nos em www.diageo.com e no Instagram @diageobrasil.