Os alimentos termogênicos têm atraído crescente interesse científico devido ao seu potencial de aumentar a taxa metabólica e promover a perda de peso. Ajudando no aumento da termogênese, isto é, o processo de produção de calor no corpo humano, esses alimentos são ideais para quem busca o emagrecimento, especialmente no inverno.

De acordo com o médico especialista em medicina natural Dr. Christian Aguiar, incluir alimentos termogênicos na dieta é uma estratégia complementar para a gestão do peso e a promoção da saúde metabólica. Pensando nisso, ao site Revista Menu, o especialista cita cinco deles que não podem ficar de fora de sua dieta.

Cinco alimentos termogênicos para perder peso no inverno

Chás

Foto: Freepik

Segundo Aguiar, o chá verde é rico em antioxidantes e cafeína, enquanto o chá de hibisco tem propriedades diuréticas. Ambos são excelentes opções para auxiliar na queima de gordura, além de ajudar a manter a termogênese. O chá verde pode ser tomado pela manhã, em jejum.

Caso tenha algum desconforto digestivo, a orientação é tomar após o café da manhã. “Essa é a melhor forma de ativar o metabolismo no início do dia”, afirma.

O chá verde também pode ser tomado junto com as refeições, quando ajudará a diminuir o índice glicêmico dos alimentos e reduzirá a absorção de carboidratos, segundo o especialista.

Gengibre

Dr. Christian explica que a raiz pode aumentar a circulação sanguínea e a temperatura corporal. Além disso, o gengibre é um anti-inflamatório natural que auxilia na saúde geral do organismo. Ele pode ser ralado na comida e consumido em chás, sopas e sucos.

Temperos

A
Foto: iStock

Alguns temperos, como a cúrcuma — ou açafrão-da-terra —, contêm curcumina, que também possui propriedades anti-inflamatórias. A pimenta vermelha também é um potente termogênico que pode aumentar a queima de calorias.

A canela é outra excelente opção, pois ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e aumentar a taxa metabólica, sendo classificada como “o melhor suplemento termogênico”. Apesar disso, há ressalvas: “Existem duas formas de canela: a cássia e a canela verdadeira, ou canela do ceilão. A cássia, que é mais comum, é tóxica em grandes quantidades e, por isso, só deve ser consumida em pitadas. Já a canela verdadeira pode ser consumida em quantidades maiores, de até seis gramas ao dia”, orienta Dr. Christian.

Óleo de coco

Óleo de coco
Unsplash

“Este alimento é rico em triglicerídeos de cadeia média (MCTs), que são rapidamente absorvidos e usados como energia, ajudando a aumentar o metabolismo”, esclarece o médico. A sugestão é utilizar o óleo de coco no preparo de alimentos, mas sem exageros, devido ao excesso de calorias.

Dessa forma, o ingrediente aumentará o metabolismo se comparado à mesma proporção de outras gorduras, além de diminuir o apetite, melhorar o foco e a imunidade.

Vinagre de maçã

Crédito: Freepik

Uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna pode ser uma boa maneira de começar o dia, já que o ingrediente ajuda na digestão e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, além de atuar diretamente no fígado e melhorar sua atividade.

No entanto, o vinagre pode ser melhor aceito em saladas, durante as refeições. Vale ressaltar, ainda, que pessoas com esofagite e gastrite devem consultar um médico antes de recorrer ao ingrediente. Por fim, o médico alerta que o vinagre não deve, em hipótese alguma, ser consumido puro (não diluído) na cavidade oral, pois sua acidez excessiva pode corroer o esmalte dentário.