Em São Roque, a cerca de 50 km da capital paulista, a Vinícola Góes propõe, todos os anos, uma experiência sensorial ímpar: a colheita de vinhos ao luar. Na experiência, visitantes colhem uvas que serão posteriormente usadas para a produção de vinhos e são presenteados com um jantar harmonizado com rótulos da casa. 

Presente no evento, Luciano Lopreto, diretor da Vinícola Góes, garante que o evento traz uma inovação a cada edição, a fim de surpreender os visitantes recorrentes — que são muitos. Nas datas de 2024, 26 e 27 de julho e 3 e 4 de agosto, a novidade foi a sala recém-inaugurada de barricas na Quinta de Góes. O site Revista Menu esteve presente no evento e traz os detalhes.

Como foi a colheita ao luar de 2024 na Vinícola Góes

O passeio começa no ambiente onde ficam os tonéis de espumantes. Uma mesa de antepastos recepciona os comensais, e é nessa hora que experimentam, pela primeira vez, o Philosophia 85 anos — primeiro vinho fino 100% de São Roque.

Ligado à nova filosofia da Góes, o Cabernet Franc Philosophia foi premiado na Avaliação Nacional dos Vinhos em 2014 e abriu portas para a mudança. Segundo a própria marca, o rótulo representa uma “virada de chave” dos investimentos em vinhos finos: de premiações em vinhos finos a novas variedades de uva, tudo veio a partir do Cabernet Franc Philosophia.

Após as entradas, os visitantes são convidados a visitar os parreirais, onde recebem uma aula ao ar livre e cestas para colher os cachos da uva Cabernet Franc. Apesar das taças iniciais, quem tiver interesse em visitar o evento em 2025 deve caprichar no casaco para a experiência.

Com o fim da colheita, nos dirigimos ao jantar à luz de velas e recebidos, ao som de violino, na sala das barricas. O menu deste ano contou com:

  • Salada de couscous marroquino harmonizada com Coleção Verdelho, um vinho branco premium leve e refrescante;
  • Sorrentino de mascarpone com damasco ao molho parisiense harmonizado com Góes Maestria Chardonnay;
  • Escalope de filet mignon com molho de cacau, purê de ervilhas frescas e batata com parmesão, acompanhado de risoto de shimeji com queijo brie, harmonizado com Mineres Syrah e Philosophia Cabernet Franc;
  • Crepe de pêssego com calda de laranja harmonizado com Gumercindo Góes Licoroso e Espumante Saint Tropez Moscatel.

Depois do jantar, a diversão fica por conta de uma banda ao vivo, que entretém os convidados em um luau à beira da fogueira. A atração final é “open bar” e vai madrugada adentro, com cobertores que aquecem os presentes.