O segredo de uma costela gaúcha digna de elogios está na combinação de tempo, temperos e, principalmente, a escolha da lenha frutífera. A dica é o do chef Vilson Bagatini, do Jatobá, restaurante carioca especializado em churrasco gaúcho.

Segundo o especialista, o diferencial está na seleção cuidadosa das madeiras para o preparo da carne. Opções como goiabeira e laranjeira, por exemplo, acrescentam aroma e sabor inconfundíveis à carne. A costela também deve ser marinada por, no mínimo, 18 horas em uma mistura de sal grosso, alho, pimenta-do-reino e ervas como alecrim e tomilho.

Passo a passo da costela perfeita

Após a marinada, a costela deve ser assada lentamente em fogo de chão por cerca de 12 horas. A lenha frutífera desempenha um papel crucial aqui, adicionando notas sutis ao sabor da carne, que se mistura com os sucos da costela durante o cozimento prolongado. O resultado é uma carne macia, com um toque defumado e ligeiramente adocicado.

De acordo com Vilson, a verdadeira dica para replicar o sabor gaúcho em casa está no forno: “O ideal é sempre manter a temperatura do fogo constante e ter paciência. Uma costela assada lentamente resultará em uma textura suculenta e saborosa”, aponta.

Serviço

Restaurante Jatobá

Horário de Funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 16h; à noite, de quarta a sábado, a partir das 18h
Campo Grande: Estrada do Magarça, 1263 | @restaurante_jatoba
Vargem Grande: Rua Manoel Querino, 4 | @jatoba.vargemgrande