22/10/2024 - 8:00
Durante o evento “Food & Wine Classic 2024” em Aspen, na França, o chef Bobby Flay compartilhou sua receita de fettuccine com tinta de lula e dicas valiosas na produção de macarrão em casa. As recomendações do chef incluem como fazer uma massa fresca digna de restaurante e como fazer o molho ideal para combinar.
As cinco recomendações do chef são:
Como fazer massa fresca no processador
Flay compartilhou sua receita para uma massa fresca e prática feita no processador de alimentos:
- Inicie com a mistura de ovos, farinha e, opcionalmente, tinta de lula no processador, até que forme uma massa;
- Transfira a mistura para uma tábua e a sove por cerca de um minuto;
- Envolva a massa em um plástico filme e deixe descansar por cerca de 30 minutos até enrolar;
- Depois de enrolar, forme o fettuccine em fios soltos e separados. Os apoie em uma assadeira untada com farinha para que ele não perca a umidade.
Refogue os alimentos com óleo de abacate
Troque o clássico azeite extra virgem pelo óleo de abacate. O chef indica por sua neutralidade e inflamabilidade no salteamento. Além disso, Bobby diz que o melhor uso do azeite é adicionar um fio sobre o prato após ser servido.
Mantenha o molho de tomate grosso com pedaços do vegetal
O chef cozinha seu molho marinara por cerca de 30 minutos, para que o molho permaneça fresco e brilhante. Ele adiciona aproximadamente 800 gramas de tomates sem casca e seus sucos na panela com alho e cebola, já dourados, e os tempera somente com sal.
Mesmo que seja controverso, Flay sempre coloca uma pitada de açúcar no molho para balancear sua acidez e acentuar seu sabor adocicado natural. O ponto central da dica é não colocar a mistura no processador, e sim amassá-la com o espremedor de batata, deixando os pedaços do tomate à mostra para servir, adicionando textura e contraste. Ele também indica que o molho fica melhor se feito um dia antes.
Descasque seu próprio camarão e use as cascas no caldo
Descascar o próprio camarão pode economizar dinheiro e adicionar muito no sabor. Flay começa indicando que você coloque as cascas de camarão em uma panela, depois as cubra com água, adicione um pouco de extrato de tomate, louro e cebola e cozinhe a mistura por 30 minutos para fazer o caldo de camarão.
Depois, coe e coloque cerca de meia xícara do molho de tomate para dar mais sabor. O suco de marisco também pode ser usado como substituto.
Manteiga e queijo são essenciais na junção massa e molho
Por fim, o chef recomenda adicionar queijo parmesão ralado ao prato para realçar o sabor e ajudar o molho a grudar na massa. Flay também dá os créditos à sua amiga Giada DeLaurentis por lhe ensinar o truque: quando você transferir a massa al dente para o molho, polvilhe o parmesão sobre a massa cozida antes de misturá-lo ao molho — assim, o queijo irá grudar primeiro que a mistura.
Sempre finalize seu molho com um pouco de manteiga, porque ela realça o sabor, a textura e ajuda a mistura a emulsionar e grudar realmente na massa.