O croissant, além de ser uma das principais iguarias da culinária francesa, sinônimo de simplicidade e elegância, e marca registrada da cultura do país, tornou-se uma das paixões dos brasileiros. Exatamente por isso, a Isigny Ste-Mère, cooperativa de produtores de leite da região da Normandia, reconhecida mundialmente pela fabricação de manteigas e queijos com leite de alta qualidade e importada para o mercado brasileiro há mais de uma década pela Calimp Importadora, está organizando o concurso “O Melhor Croissant Brasil 2024”.

Competição semelhante é realizada na França há 19 anos e a primeira edição na Grã-Bretanha ocorreu em Londres, no ano passado. Nas Américas, o primeiro concurso será no Brasil e elegerá o melhor croissant feito com manteiga Tourage, da marca francesa Isigny Sainte-Mère.

Produzida na porção de terra banhada pelo mar da Mancha e pelas águas dos pântanos formados por rios locais, a manteiga Tourage da Isigny Ste-Mère é ideal para a preparação de folhados. Importada pela Calimp, tem características singulares e possui teor de gordura mais alto e de água mais baixo em relação às manteigas comuns. Sua textura é mais maleável, com aroma e sabor ricos e autênticos, e o ponto de fusão é ideal para o seu derretimento e para a formação de finas camadas (folhas) artisticamente distribuídas num croissant crocante e dourado. Além disso, a apresentação da Tourage em placas atende à melhor técnica para o processo de laminação da massa folhada.

Na França, os croissants podem ser vendidos como “Croissant Comum”, “Croissant de Manteiga” e “Croissant de Manteiga d’Isigny”, de acordo com o tipo de gordura utilizada no preparo. O croissant d’Isigny representa a excelência da boulangerie francesa. Assim, o objetivo do concurso no Brasil é justamente promover a arte da panificação brasileira e reconhecer os artesãos dessa indústria, que utilizam a manteiga Tourage para fazer o croissant tradicional por meio desse produto ícone francês.

O concurso será realizado no dia 8 de novembro, das 10h às 13h, no Hotel Emiliano, em São Paulo. Serão 14 competidores, entre profissionais de padarias, pâtisseries, cafés e confeitarias, provenientes dos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo os organizadores, uma das intenções da competição é fortalecer ainda mais as ligações históricas e culturais que a comunidade francesa tem com o país. Por isso, acreditam que será uma ótima oportunidade para destacar os profissionais que se dedicam a trazer um pedacinho da França para o Brasil, estreitando relações e expandindo os negócios entre os países.

Manteiga especial

Um croissant feito com a manteiga Tourage d’Isigny destaca-se por vários aspectos, reflexos diretos das características da manteiga. A estrutura de camadas tem uma folhagem perfeita, com grandes alvéolos que se formam no interior do croissant; sua leveza e volume ficam perfeitamente equilibrados devido à maior elasticidade da manteiga durante o processo de laminação; o aroma e sabor são superiores graças ao alto teor de pureza da manteiga, conferindo o gosto “amanteigado” característico, além de sua textura homogênea e aparência dourada.

No Brasil, a manteiga Tourage d’Isigny é utilizada por diversas padarias especializadas na produção do tradicional croissant francês, além de hotéis e restaurantes. O mercado de panificação artesanal vem se destacando pela sua consistente expansão há alguns anos. Este concurso surgiu como uma forma de reconhecimento a esses profissionais e em sinal do apreço que a Isigny Ste-Mère tem pelo país.

Para a marca, é essencial agradar os consumidores brasileiros, que, além de exigentes, são abertos a novas experiências. “A Isigny Ste-Mère sempre enxergou a Calimp como um parceiro valioso pela excelência de sua seleção de produtos representados, e o Brasil como nossa referência no mercado latino-americano”, afirma Benoit de Vitton, responsável pela marca que, atualmente, exporta para mais de 100 países.

O mercado nacional de Viennoiserie vem crescendo a passos largos, seguindo a tendência internacional de busca pela excelência e inovação, com a produção de croissants, pains au chocolat, cubes, cruffins, NY rolls, cronuts e croffles. “Nosso entusiasmo encontra respaldo nas oportunidades que aqui se apresentam e na confiança em uma das economias emergentes mais dinâmicas do mundo. Por isso, acreditamos que estamos em um caminho de crescimento contínuo”, completa Benoit.

História

A Cooperativa Isigny Ste-Mère ganhou seus primeiros contornos em 1909, quando alguns proprietários de laticínios da pequena vila de Sainte-Mère-Église e da península de Cotentin, na França, se uniram para encontrar uma forma de aumentar o valor do leite de um terroir, que já se sabia, era excepcional.

Em 1932, 42 produtores de leite da região de Isigny-sur-Mer também decidiram unir forças e juntar seu leite para produzir e comercializar manteiga, estabelecendo a Cooperativa de Laticínios Isigny-sur-Mer. Em 6 de junho de 1944, porém, a coleta de leite, pela primeira vez, não aconteceu, já que a fábrica foi metralhada por dois aviões na Batalha da Normandia, em uma operação em que os Aliados – França, Polônia e Reino Unido – iniciaram a invasão da Europa Ocidental ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

Mesmo em tempos sombrios, a cooperativa não demorou a se recuperar, retomando a produção na década de 1950. A demanda pelos produtos cresceu, principalmente em Paris e no norte da França. A partir de 1975, as fazendas foram equipadas com tanques refrigerados, proporcionando um melhor armazenamento para o leite até 1990, quando passaram a usar caminhões-tanque isotérmicos, que, além de ajudar a preservar suas propriedades e qualidades, garantiam o atendimento aos requisitos de saúde e segurança aplicáveis a essa matéria-prima.

Na década de 1980, muitos dos produtos lácteos da região de Isigny-sur-Mer obtiveram os selos de Denominação de Origem Protegida (DOP), que atestam os produtos associados a um terroir de uma região delimitada e ao know-how de seus produtores relacionado à qualidade.

No caso da Normandia, banhada pelo mar da Mancha e pelas águas dos pântanos formados por rios locais, com um solo fértil e generoso de 380 fazendas, o resultado é a alta qualidade da matéria-prima e a fabricação de produtos excepcionais, premiados e garantidos por renomadas instituições francesas e internacionais.