04/11/2024 - 11:44
Nos dias 9 e 10 de novembro, São Paulo será palco do Comidas de Mi Tierra – Edição América Latina & Caribe, um festival que promete unir os sabores mais autênticos, os ritmos envolventes e a cultura rica de diferentes países do continente americano. O Largo da Batata, ao lado do Metro Faria Lima, no bairro de Pinheiros, será o cenário dessa celebração única que vai muito além da gastronomia.
Organizado pelo Cola em Sampa, um canal com mais de 500 mil seguidores, o festival contará com 58 barracas de comidas típicas de 15 nações da América Latina e do Caribe, além de shows musicais que garantirão a animação.
“O nosso objetivo é convidar o público a explorar a tradição dos nossos vizinhos latino-americanos e caribenhos, por meio dos seus sabores e sons. Uma viagem pelo lado mais gostoso e surpreendente”, destaca Willian Vendramini, cofundador do Cola em Sampa. Ele ressalta que muitos dos expositores são imigrantes, que encontraram na gastronomia uma nova chance de recomeçar suas vidas aqui no Brasil.
Como é o caso de Andre James, que hoje comanda o Jerky’s Cozinha Caribenha. James, que nasceu em Kingston (Jamaica) e cursava odontologia ao fazer um intercâmbio no Brasil, se apaixonou pelo nosso país, mas queria trazer um pedacinho da Jamaica e dar voz, protagonismo e, na melhor definição, sabor a suas raízes caribenhas. “Histórias como a do James e outros imigrantes e suas famílias estarão presentes no ‘Comidas di Mi Tierra’”, lembra Vendramini.
Riqueza de sabores – Os visitantes terão a chance de embarcar em uma verdadeira viagem gastronômica, com pratos típicos de países como Argentina, Bahamas, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Peru, Porto Rico, Jamaica, México, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. Para representar a diversidade da culinária brasileira, haverá também chefs de várias regiões, incluindo Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e São Paulo, oferecendo uma deliciosa exploração dos sabores do Brasil. Para completar essa experiência, o festival ainda traz opções como pizzas artesanais, hambúrgueres, entre outros, a fim de garantir uma jornada para todos os gostos.
Exemplos de pratos
El Salvador – Pupusa um prato tradicional e símbolo de El Salvador, considerado um dos alimentos mais emblemáticos do país. Trata-se de uma espécie de tortilha espessa feita de massa de milho (ou às vezes de arroz), que é recheada com uma variedade de ingredientes podendo ser de carne ou até mesmo vegetariano.
Trinidad e Tobago – O curry chicken de Trinidad e Tobago é um prato vibrante e aromático, cheio de sabores intensos. Ele combina pedaços de frango suculentos, marinados em uma mistura de especiarias, incluindo curry em pó, com alho, gengibre e pimenta.
Colômbia – Empanadas (são um tipo de pastel frito feito com massa de milho e recheadas) e Arepas Colombianas, um tipo de pão plano feito de massa de milho pré-cozida, podem ser servidas simples ou com recheio.
Música
Para começar, a banda A Lo Cubano vai apresentar um repertório com o melhor da música latina, abrangendo desde Salsa, Reggaton, Pop até Chachacha. A banda conta com músicos de diversas nacionalidades, como Cuba, Brasil e Colômbia, trazendo influência de várias culturas latino-americanas, resultando numa rica mistura musical.
Também o cantor venezuelano Luiz Rodriguez e sua banda estarão embalando o público com bolero, cumbia e outros ritmos latinos para todo mundo dançar.
Os DJs Bogotá e Poncho da Bolívia prometem fazer uma verdadeira Fiesta Latina com ritmos mais populares, eletrônicos e uma vibe mais moderna. E a roda de samba brasileira está garantida com os ritmistas do Bateria de Rua.
Além disso, a programação inclui o blues, da cantora Juliana Hooper, até o tradicional e alegre grupo mexicano de Mariachi, que se apresentará trazendo a alegria contagiante. Destaque ainda para um workshop de salsa, para dançar ao ritmo latino.
Serviço
Comidas de Mi Tierra – Edição América Latina & Caribe
Data: dias 9 e 10 de novembro (sábado e domingo)
Horário: das 11h às 22h, no sábado, e até às 21h, no domingo
Local: Largo da Batata, ao lado do Metrô Faria Lima (linha amarela)
Entrada franca
Pet Friendly