Na terça-feira, 26 de novembro, o Rio de Janeiro será palco do 50 Best Latin America, ranking que premia os 50 melhores restaurantes da América Latina em quesitos como inovação, autenticidade e influência na gastronomia local. Este é o segundo ano consecutivo que a premiação acontece na capital fluminense.

Durante o evento, também serão contemplados prêmios como Melhor Sommelier da América Latina, Melhor Confeiteiro da América Latina e mais. Na edição de 2023, o Brasil teve oito representantes: cinco em São Paulo — sendo um deles no top 5 —, dois no Rio de Janeiro e um em Curitiba. Relembre a seguir.

Relembre restaurantes brasileiros entre os 50 melhores da América Latina

4º lugar: A Casa do Porco, São Paulo

A Casa Do Porco Bar
Cardápio IN.TE.RI.OR
Chef: Jefferson Rueda/Instagram

Considerado o melhor restaurante do Brasil, A Casa do Porco é capitaneada pelos chefs Janaína TorresJefferson Rueda e tem a carne de porco como estrela do show. No menu, clientes podem escolher entre opções à la carte e o menu degustação “Somos de Carne e Osso”, com itens como linguiças artesanais, croquetes de mandioca e o famoso porco assado lentamente por seis a nove horas. A carta de bebidas tem coquetéis clássicos e opções autorais, além de uma seleção de cachaças.

14º lugar: Lasai, Rio de Janeiro

Instagram will load in the frontend.

O Lasai tem apenas 10 mesas, com as quais o chef Rafa Costa e Silva interage constantemente apresentando um moderno menu surpresa. Começa com uma variedade de petiscos e inclui excelentes pratos vegetarianos — todos baseados em ingredientes orgânicos sazonais de suas hortas orgânicas no Itanhangá e Vale das Videiras.

18º lugar: Metzi, São Paulo

Instagram will load in the frontend.

Metzi, restaurante dos chefs Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz, combina ingredientes brasileiros com técnicas e receitas mexicanas. Após se conhecerem no restaurante Cosme em Nova York, os chefs abriram o Metzi em São Paulo em 2020, ganhando reconhecimento e entrando na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina em 2022. Com menu sazonal, Metzi apresenta pratos como quesadilla de flor de abobrinha, porco al pastor e aguachile negro com abacate, refletindo o encontro cultural entre Brasil e México, especialmente inspirado pela herança de Oaxaca.

20º lugar: Oteque, Rio de Janeiro

Instagram will load in the frontend.

Oteque, do chef brasileiro Alberto Landgraf, foi inaugurado em 2018 no bairro de Botafogo, combinando uma cozinha aberta com uma sala de jantar moderna e intimista. Com raízes japonesas e alemãs, Landgraf usa técnicas aperfeiçoadas no Japão e em Londres para criar pratos focados em peixes e frutos do mar, valorizando a simplicidade dos ingredientes.

21º lugar: Nelita, São Paulo

Instagram will load in the frontend.

No Nelita, em Pinheiros, a chef Tássia Magalhães lidera uma equipe majoritariamente feminina. Nomeado em homenagem à mãe de Magalhães, o restaurante destaca as massas feitas à mão, como agnolotti de cabra com limão confit e mel, e linguine com mariscos e abobrinha. O menu inclui petiscos como croquetes de polvo e burrata com hortelã, além de pratos principais variados e sobremesas com frutas locais, como panna cotta de búfala.

22º lugar: Evvai, São Paulo

Instagram will load in the frontend.

Inaugurado em 2017 pelo chef Luiz Filipe Souza, o Evvai, nos Jardins, dá destaque à “Cozinha Oriundi” para homenagear a herança italiana dos imigrantes. A casa tem pratos como tortellini de caranguejo e linguine com molho de ervilha e ouriço-do-mar. O menu à la carte oferece petiscos, massas e carnes, além de menus degustação com pratos icônicos como pirulito de foie gras.

34º lugar: Maní, São Paulo

Instagram will load in the frontend.

Em 2006, a chef Helena Rizzo abriu o Maní, valorizando ingredientes brasileiros com uma abordagem contemporânea e artística. Ao lado do chef belga Willem Vandeven, a jurada do “MasterChef Brasil” cria pratos sofisticados como mochi de arroz com flores comestíveis e vatapá com lagosta.

35º lugar: Manu, Curitiba

Instagram will load in the frontend.

O Manu, da chef Manoella Buffara, colocou Curitiba no cenário gastronômico. O menu degustação “Metamorfose” reflete o crescimento da chef, com dois terços dos pratos focados em vegetais, como a couve-flor com amendoim e bottarga e a cenoura com levain e farinha de mandioca fermentada. Priorizando o bem-estar de sua equipe, o restaurante agora opera com capacidade reduzida e abre apenas quatro dias por semana.

Os 5 melhores restaurantes da América Latina

  1. Maido Lima, Peru
  2. El Chato — Bogotá, Colômbia
  3. Don Julio — Buenos Aires, Argentina
  4. A Casa do Porco — São Paulo, Brasil
  5. Fauna — Valle de Guadalupe, México

Confira a lista completa aqui.