Acaba de chegar ao Brasil o Jamón Cinco Jotas 100% Ibérico, presunto cru espanhol também conhecido como Etiqueta Negra ou Pata Negra. O item desembarca no país com preço que chama atenção: a partir de R$ 10,5 mil — justificado pelo processo de manufatura que pode durar até cinco anos.

Elaborado no sul da Espanha, o Cinco Jotas provém de porcos 100% ibéricos, criados em liberdade no ecossistema das “dehesas” espanholas e alimentados exclusivamente com amêndoas de carvalho. A dieta singular confere ao jamón uma gordura natural, delicada e com propriedades benéficas à saúde, comparáveis às do azeite de oliva.

Cada porco que faz parte do autêntico Cinco Jotas vive com pelo menos dois hectares de espaço, percorre ao menos 14km por dia é selecionado pela melhor genética, com pai e mãe de raça 100% ibérica. O processo de cura pode levar até cinco anos e acontece nas tradicionais bodegas de Jabugo, fundadas em 1879.

Cura meticulosa

As peças de Jamón Cinco Jotas passam por um processo de cura personalizado, feito sob a atenção de mestres artesãos. Isso permite que a carne desenvolva um sabor profundo e o aroma marcante ao longo do tempo.

O alimento pode ser encontrado nos empórios Banca do Ramón e Empório Pata Negra (lojas físicas na cidade de São Paulo e e-commerce com entrega nacional). Em breve, estará disponível em empórios e restaurantes. O Jamón ainda pode ser comprado para eventos privados já com serviço de cortador diretamente com a Natique Osborne pelo e-mail cincojotas@natique.com.br.

Reprodução/Empório Pata Negra