08/01/2025 - 15:10
Um prato completo e saudável tem em sua composição uma grande quantidade de fibras, nutrientes, proteínas, vegetais e carboidratos baseado em cada dieta pessoal. Com essa básica noção, o Dr. Paul Berryman, pesquisador e chefe da Leatherhead Food Research, avaliou diversos fatores em composições de alimentos com a intenção de eleger a refeição completa mais saudável do mundo.
A intenção de Berryman é mostrar que é possível consumir alimentos saudáveis de forma não restritiva. “Alimentos saudáveis não precisam ser sem graça”, afirmou o especialista. Apesar de conter uma formação de três pratos seguidos, o menu pode ser dividido ao longo do dia.
A entrada
O menu inicia-se com um terrine de salmão acompanhado de uma salada temperada com azeite de oliva. A escolha se deve ao fato de que o peixe é rico em ômega-3, o que auxilia na função cerebral, na saúde cardíaca e no aumento da força física. As folhas com o tempero de azeite também completam a composição e ajudam os bons resultados físicos.
O prato principal
A recomendação do prato principal é uma caçarola de frango e lentilha. A refeição conta com uma composição cheia de proteínas animais e vegetais, fibras e leguminosas – essa junção auxilia na digestão, nos níveis saudáveis de colesterol e açúcar no sangue, além de reduzir a probabilidade de algumas doenças, como câncer e diabetes.
O prato pode ser completado com fatias de pão integral, para agregar mais fibras e carboidratos.
A sobremesa
Para finalizar o combo, o cientista sugere um iogurte vivo ‘blancmange’ cheio de probióticos que darão suporte ao seu intestino, além de ser rico em cálcio e proteína. O pudim de iogurte pode ser coberto com nozes para realçar seu sabor e suas propriedades benéficas.