09/01/2025 - 14:43
O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) instituiu uma nova classe extra em seu currículo de 2024, intitulada “Usando o Breakerspace para fazer a xícara perfeita”. O curso combina palestras sobre a química e a ciência do café, além de contar com experimentações e projetos em conjunto.
A principal busca do programa foi explorar como múltiplos aditivos como o anis, o sal e o óleo de pimenta podem alterar o gosto, a aparência e a textura da bebida, buscando eleger o “café perfeito”.
Apesar de inovador, o curso do MIT não conseguiu chegar a uma só resposta para a xícara perfeita, já que o conceito de “bom” se altera com base nos gostos pessoais, fazendo com que seja quase impossível atingir a receita perfeita para todos. A partir dessa noção, a turma revelou os fatores que diferenciam ativamente o gosto da bebida, permitindo que cada amante do café altere seu modo de preparo de acordo com suas preferências.
+ Especialista aponta tendências nos vinhos que chegam ao Brasil em 2025
+ Saiba qual é a refeição mais saudável do mundo, segundo a ciência
Técnicas de preparo que podem alterar o gosto do café:
Subextraído e superextraído
As modificações na concentração são essenciais para sua textura final. O café subextraído é resultado de uma água que não está quente o suficiente ou um preparo muito curto, o que resulta em um gosto forte ou levemente azedo. Já o superextraído surge de um preparo muito longo ou com uma quantidade grande de pó, o que termina em um sabor mais amargo.
Café encorpado
Segundo as análises do programa, a maioria das pessoas prefere líquidos mais encorpados e possuem aversão às fórmulas aguadas. A quantidade e o controle de água acrescida ao preparo é ponto chave em uma boa receita.
Tamanho do grão e sua torra
Milhares das moléculas do café se alteram na base do processo. O tempo da torra e a forma como eles são extraídos é determinante no sabor final. É importante eleger a marca que mais se adapte aos gostos pessoais, prestando atenção em seu modo de colheita e seu processo de torragem.
Adição do cone pour-over
Um dos grupos da aula extra revelou que a adição do cone pour-over no passo-a-passo pode mudar drasticamente a cremosidade e a concentração do líquido. O processo de filtração é altamente conhecido no Brasil, mas para outros países o uso de um funil e filtro é inovador.
Acrescentar os aditivos poderosos
A adição de especiarias pode auxiliar aqueles que têm aversão ao sabor amargo, sendo o sal um dos grãos poderosos para diminuir o amargor e os efeitos do açúcar. A canela também é uma boa opção de substituto dos adoçantes, sendo menos nocivo à saúde em grandes quantidades e elevando o sabor geral da bebida.