21/01/2025 - 14:40
Um queijo produzido em Toledo, Paraná, combina a textura tradicionalmente cremosa do ingrediente com o sabor ácido do maracujá. O produto passou por várias competições e terminou sendo eleito o melhor da América Latina em 2024 por suas técnicas de produção diferenciadas e pelo acréscimo da fruta.
+ Gastronomia será o destaque de evento para celebrar o aniversário de SP
+ Conheça lugares especiais para comemorar o Dia Mundial do Queijo em SP
Durante o período de constituição da receita, os produtores passaram por diversos testes no parque tecnológico da cidade para que a mistura ficasse completamente balanceada no ingrediente final. O queijo, com infusão da fruta amarelada, recebeu o nome de “passionata” (apaixonado em português) e deve começar a ser comercializado ainda este ano.
“Esse queijo foi desenvolvido para ser bastante equilibrado.[…] O processo de produção dele é extremamente complexo porque ele precisa ser muito equilibrado para que a gente não fuja do sabor do queijo, precisamos manter o sabor do queijo, as suas características. Colocamos essa infusão de maracujá para que ela fique bem sucinta e bem suave ao mesmo tempo”, explicou Kennedy de Bertoli, responsável pela formulação do produto, ao G1.
Além de contar com sabores variados em um mesmo prato, o vencedor do prêmio apresentou novas tecnologias para a produção de lacticínios da região – que serão distribuídas aos produtores que necessitem, aumentando a qualidade e o valor de suas vendas.