O casu marzu é um queijo polêmico derivado do leite de ovelha tradicional da Sardenha, Itália. Seu processo de fermentação envolve a adição de larvas vivas para que a decomposição e quebra da gordura do queijo sejam estimuladas.

Apesar da aparência não apetitosa, a textura da comida é seu ponto central – os processos fazem com que ela se torne diferenciada e macia. Em muitas línguas estrangeiras, a nomeação do ingrediente significa “queijo podre”, referindo-se ao processo de criação e ao acréscimo dos insetos.

Tradicionalmente, o Casu marzu é cortado em tiras finas, acompanhado de pane carasau – um tipo de massa de pizza crocante e sem recheio – e vinho tinto forte para quebrar o sabor.

Instagram will load in the frontend.

Alguns residentes dizem que o gosto da especiaria permanece por horas na boca — e se dividem entre aqueles que acreditam que a peça é afrodisíaca e saborosa e os que negam sua peculiaridade.

Atualmente, a comercialização da iguaria é proibida em toda a União Europeia. Por ter consumo amplamente contraindicado, ela é encontrada somente no mercado clandestino. Em 2009, chegou a ser indicada pelo Guinness Book como o queijo mais perigoso do mundo.