O chocolate é um dos ingredientes mais comuns e presentes em países ao redor do mundo, mas em poucos lugares ele é incorporado na coquetelaria. Apesar de ser incomum, a comida possui um ótimo papel como evidenciador de sabores de drinks internacionais.

A profundidade do alimento pode elevar receitas clássicas, como os Martinis, Manhattans e Negronis – sendo uma das novas apostas para o mundo das bebidas alcóolicas.

+ Primeiro caviar africano do mundo é de Madagascar e pode custar R$ 68 mil por quilo

+ McDonald’s anuncia volta de lanche clássico com McFish & Chips

Confira as cinco indicações de como adicionar o ingrediente aos coquetéis:

Licor de chocolate

Foto: Pexels

Uma das adições adocicadas mais comuns no universo dos coquetéis são os licores de chocolate. O crème de cacao feito com nibs de cacau, é o mais utilizado, por sua versatilidade e gosto suave.

Apesar de ser tentador trocar o licor pela calda de chocolate aumenta o risco da bebida, especialistas indicam porções cautelosas e em poucas quantidades, já que em drinks gelados ela pode acabar empelotada.

Bitters de chocolate

Foto: Pexels

A segunda alternativa explora o toque do bitter de chocolate, fabricado pela infusão de destilados com alto teor alcoólico e nibs de cacau – a principal indicação de bebida que casa bem com as gotas suaves é o Manhattan.

Além dele, pitadas de bitters mole ou Azte, componentes que são mais fortes e temperados, podem combinar com drinks pesados. A adição é comum no clássico Espresso Martini, um dos coquetéis adocicados mais consumidos.

Nibs de cacau

Foto: Freepik

Embora seja usado em lanches adorados pelos amantes de chocolate, as nibs de cacau também possuem forte potencial no acréscimo de bebidas alcóolicas. A infusão de destilados com os pedaços ou sua incorporação direta geram uma textura cremosa.

Comparadas a um chocolate padrão, as nibs possuem gosto mais amargo e aparência escura, o que chama a atenção dos profissionais.

Chocolate raspado

Foto: Freepik

Para aqueles que têm a intenção de incluir o ingrediente de forma leve e sútil, a melhor indicação são as raspas de chocolate. Além de melhorarem a aparência dos coquetéis, o toque acrescenta uma camada suave e um extra de sofisticação.

Segundo profissionais da área, bebidas à base de rum e uísque tendem a combinar mais com as raspas de chocolate.

Chocolate quente

Foto: Freepik

Comum em dias frios e aconchegantes, o chocolate quente também pode ser usado na coquetelaria. Indicados para combinações com destilados, licores e tequilas, a junção faz sucesso para aqueles que preferem misturas clássicas e menos refrescantes.