Muitos apreciadores de vinhos já se depararam, em algum momento, com a necessidade de gelar uma garrafa rapidamente para servi-la e não saber como prosseguir. Entre adicionar uvas congeladas, girar o recipiente em água gelada com sal e diversas outras técnicas, uma se destaca aos olhos de sommeliers, chefs e entusiastas: embrulhar o vinho em um pano úmido e levá-lo ao congelador por alguns minutos.

A ciência por trás do processo se centra no fato de que a água é um condutor de calor melhor que apenas o ar. Ao embalar o rótulo em um pano umedecido, toda a superfície da garrafa aproveita o poder de resfriamento do congelador e o frio que a cozinha tem a oferecer de forma potencializada pela umidade.

O processo é similar aos baldes de gelo colocados em restaurantes. Porém, nesses casos, a bebida costuma estar previamente resfriada e o calor do gelo tende a alcançar aos poucos cada parte do líquido interno – o que se torna ainda mais complicado quando o frasco é constantemente retirado da bacia.

Vinho refrigerado – Foto: Freepik

+ Dia dos Pais: os melhores kits de 2025 para quem ama comer e beber
+ Especialista quebra mitos sobre a cerveja artesanal: ‘É possível conseguir qualquer aspecto de sabor’

Afinal, quanto tempo esse método leva para gelar uma garrafa?

Em muitos congeladores domésticos, vinhos brancos em temperatura ambiente podem atingir a temperatura ideal para servir – de 7 a 13°C – em cerca de 20 minutos. Entre as safras tintas os mais encorpados precisam de somente 10 minutos para chegar ao ponto de consumo – de 15 a 20 °C– e os mais frutados e leves giram em torno de 15 minutos para alcançar o intervalo de 13 a 15 °C.

Já os espumantes e vinhos rosé – 6 a 9 °C –, que necessitam de uma temperatura ainda menor, costumam levar aproximadamente 30 minutos para atingir o ponto ideal.

Por fim, sommeliers reforçam que é importante ter um cronômetro como aliado durante a prática, já que uma garrafa esquecida no congelador pode acabar com a bebida principal escolhida para compor a refeição. E, apesar de ser uma ótima opção, a melhor forma de servir um vinho na temperatura certa continua sendo deixá-lo na geladeira com antecedência.

*Com informações da “Food&Wine”