Com a presença de três cafeicultores brasileiros, a illycaffè anunciou na terça-feira, 7, os 27 produtores que estão na final do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. Além do Brasil, que é o único representante da América do Sul, a lista divulgada também conta com participantes de Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

Os 27 selecionados pela illycaffè se encontrarão no dia 6 de novembro em Roma, na Itália, para descobrir quem irá conquistar as categorias “Best of the Best” e “Coffee Lovers’ Choice”.

Os três finalistas brasileiros que passaram pelas análises dos laboratórios de qualidade da illycaffè foram: as Fazendas Nova Esperança (Leda Terezinha Castellani Pereira Lima), no Espírito Santo, Sequoia (Fazenda Sequoia Minas), em Minas Gerais, e Serra de São Bento (Dimas Mendes Bastos), também em MG.

“O Prêmio EIICA completa 10 anos. Desde o seu lançamento, o mundo do café mudou profundamente. O conhecimento e a cultura do café cresceram, e a agricultura regenerativa tornou-se cada vez mais difundida. Ao mesmo tempo, porém, a crise climática afetou negativamente tanto as colheitas quanto os mercados. Acreditamos firmemente que a busca pela qualidade deve andar de mãos dadas com a busca pela sustentabilidade, criando o que chamamos de qualidade sustentável, com um sistema de produção capaz de se adaptar às mudanças climáticas”, diz Andrea Illy, presidente da illycaffè.