Da redação da Menu

São Paulo tem vivido um boom de hamburguerias e sanduicherias que trazem opções de qualidade entre os ícones do fast-food. Ingredientes como queijo de cabra, salsicha de cordeiro, pastrami e salmão defumado fazem parte do cardápio das novas casas, que se tornaram ponto de encontro de quem busca comer bem. Esse é o tema da nossa reportagem de capa, tocada pelo repórter Pedro Marques, que contou com a participação e receitas do chef Paulo Yoller, do Meats, e de Julio Raw, da Z Deli Sanduíches, autor do sanduíche lox, que ilustra nossa capa.

Ainda falando de fast-food, não deixe de conferir o desempenho de dez marcas de salsicha, desde versões para hot-dog a Frankfurt, na degustação às cegas realizadas pela redação da Menu com a participação de João Severino, gerente de gastronomia da Lanchonete da Cidade, em São Paulo.

Depois da polêmica com a carne de cavalo na Europa, a Menu traz à tona um problema vivenciado em terras brasileiras: a carne de búfalo, pouco explorada e conhecida pelo consumidor, é muitas vezes vendida como carne de boi. Mas, se depender de alguns produtores, o búfalo terá seu valor reconhecido e sua identidade estampada nas prateleiras. Conheça seu potencial em receitas assinadas pelo chef Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo.

No caderno de vinhos, pilotado por Suzana Barelli, confira o resultado da degustação de 17 vinhos feitos com a uva barbera, em rótulos italianos e nacionais. A edição ainda traz uma reportagem sobre dois ícones sul-americanos: a safra 2008 do argentino Cheval des Andes, que acaba de chegar ao mercado, e a 15ª safra do Almaviva, vinho nascido da parceria entre a chilena Concha Y Toro e a francesa Mouton Rothschild.

Na degustação de cervejas, veja o desempenho de dez rótulos de India Pale Ale, entre marcas escocesas, brasileiras, americanas, inglesas e até dinamarquesas. E a coluna Colarinho, assinada por Roberto Fonseca, fala das cervejas “extremas” encontradas no último Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC).

A edição de abril também traz a primeira linha de crédito para agricultura orgânica em São Paulo, fala sobre o projeto El Somni dos irmãos Roca, na Espanha, e a nova loja de chocolates de Alain Ducasse, em Paris. Ainda nas notícias “internacionais”, conheça a produção de mexilhões da ilha de Chiloé, na Patagônia chilena, que promete conquistar o paladar brasileiro.

Aproveite para fazer as receitas do chef Henrique Benedetti, do restaurante paulistano Obá, com a pimenta dedo-de-moça; conferir a crítica do casal anônimo Romeu e Julieta sobre o restaurante Mimo; os atrativos do bar paulistano Boca de Ouro; a reportagem sobre os cafés naturais, estilo de grão tipicamente brasileiro de colheita tardia, que está atraindo o mercado internacional; e a entrevista com o cantor e compositor Otto, que relembra os sabores da infância em Pernambuco.

Os leitores do blog conferem aqui a coluna Paris, de Daniela Fernandes, e Doce Mundo, de Patricia Schmidt, as resenhas dos novos livros de gastronomia na seção Estante e as reportagens sobre o Cheval des Andes e os cafés naturais.

Em breve, a edição de abril completa também estará disponível em tablets. Confira no Android Market e na Apple Store. E quem perdeu a edição de março, ela já está disponível na íntegra no blog.