07/05/2013 - 20:00
Os ingredientes fermentados, que normalmente passam despercebidos na nossa alimentação, são grandes aliados na hora de proporcionar novos sabores na cozinha. Queijo, soja, feijão e carne fazem parte de uma lista infindável de produtos que se transformam depois de passar pela ação de bactérias. Conhecer o potencial de alguns deles, que fazem parte das cozinhas asiática e do Oriente Médio, foi a proposta da reportagem de capa da Menu de maio. Conduzida pelo repórter Pedro Marques, a matéria traz receitas com missô (pasta de soja fermentada), douchi (pasta de feijão preto fermentado) e kimchi (acelga apimentada e fermentada), assinadas pelo chef Adriano Kanashiro, do restaurante paulistano Momotaro. E, na porção do Oriente Médio, a chef Leila Kuczynski, do restaurante Arábia, também em São Paulo, apresenta receitas com três versões de coalhada: seca, fresca e em farinha. Confira também a entrevista com o especialista em fermentação, Sandor Katz, que publicou um livro sobre o assunto e tem presença garantida no MAD Symposium, evento realizado na Dinamarca pelo chef René Redzepi.
A edição de maio também mostra a riqueza de sabores de Belém do Pará, que se tornou a capital gastronômica de quem busca os ingredientes amazônicos. A repórter Cintia Oliveira esteve na cidade acompanhando o Festival Ver-o-Peso, um dos mais importantes da porção Norte do País, e fez um delicioso relato sobre as iguarias da região.
Com novo visual, o caderno de vinhos da Menu, assinado pela editora de vinhos Suzana Barelli, traz a degustação de 15 rótulos da safra 2010 do Cone Sul; as reportagens sobre os vinhos de exceção da chilena Viña Vestiquero e sobre o vinhedo mais alto do mundo, a 3.111 metros de altura na Cordilheira dos Andes, conduzido pela vinícola Colomé.
Entre as cervejas, o destaque da degustação deste mês vai para as chamadas cervejas Sour, de acidez pronunciada. Ainda falando de bebidas, não deixe de conhecer o test drive de dez marcas de leite integral, com a participação da barista Tabatha Creazo, do paulistano Octávio Café, e a luta de produtores brasileiros que buscam uma denominação de origem para seus cafés especiais.
Outra luta abordada na Menu é pela sobrevivência do Campo Redondo, queijo parmesão feito na Serra da Mantiqueira com leite cru. Conheça sua produção e potencial na cozinha, com as receitas do chef Gustavo Young, do restaurante paulistano Bagatelle.
Acompanhe ainda na edição a discussão sobre os preços praticados em São Paulo, em entrevista com uma das criadoras do site BoicotaSP, Camila Kintzel; a chegada do atum bluefin da Espanha direto para restaurantes paulistanos; a horta orgânica no topo do Shopping Eldorado, em São Paulo; as receitas com cará assinadas pelo chef André Falcão, do restaurante La Pasta Galleria, em Recife; as dicas de utensílios para montar uma mesa oriental; a avaliação do restaurante paulistano Tian pelo casal de críticos anônimo Romeu & Julieta; a visita ao Rouge Bar à Vin, bar voltado para o vinho e com cardápio da chef consultora Ana Soares; e os sabores açucarados da infância da apresentadora Laura Wie.
Os leitores do blog conferem aqui as novidades quentinhas de Paris, pela colunista Daniela Fernandes; a coluna Doce Mundo, de Patricia Schmidt, que fala do restaurante romano Assunta Madre e do novo nipo-peruano Pakta, dos irmãos Adrià, em Barcelona; a reportagem sobre o Campo Redondo, o test drive de leite integral e sobre o vinhedo da argentina Colomé. Boa leitura!