Qualquer cozinheiro que se preze já teve de enfrentar, em algum momento, as lágrimas provocadas na hora de cortar cebola. Para evitar essa fadiga, o chef Fábio Bernardino, do programa português “A Nossa Tarde”, da RTP, ensina truques certeiros, como mostrou o site NiT.

+Receita fácil de onion rings na airfryer fica pronta em 30 minutos
+Receita de macarrão com cebola que viralizou no TikTok
+Receita de torta de cebola com molho quatro queijos
+Aprenda de uma vez por todas a cortar cebola como um profissional

Segundo o chef, existem várias formas de contornar esse incômodo. “Usar uma boa faca, bem afiada, é, sem dúvida, o melhor truque. Quando usamos uma boa faca, o corte da cebola é mais eficaz e esta não fica esmagada, o que previne as lágrimas”, diz ele.

Outra dica que costuma funcionar é descascar as cebolas e passá-las por água fria. “Ao fazê-lo, evitamos que o fator lacrimogêneo, originado pela quebra das células, seja tão intenso”, afirma o profissional.

Além disso, Bernardino lembra que há diversas maneiras de cortar cebolas, e isso também influencia nas lágrimas. Picar a cebola finamente, bem miúda, sem dúvida é o que dá mais trabalho.

“Tradicionalmente, em casa, tem-se por hábito picar a cebola à mão. Nesta prática, estamos mais próximos do ingrediente, o que pode causar as lágrimas. Quando picamos na tábua estamos a uma distância mais segura”, ensina ele. Vale testar!