Famoso na Itália por ser o “pai do tiramisù”, o restaurateur Ado Campeol morreu no sábado passado, aos 93 anos, em sua casa na cidade de Treviso, na região do Vêneto.

+Confira 5 curiosidades sobre o tiramisù e 5 receitas do doce italiano

Apesar de haver versões diferentes sobre a origem da sobremesa italiana, a história mais aceita é que Campeol e sua esposa, Alba, donos do restaurante Alle Becchiere.

Segundo historiadores, o doce – que leva gemas batidas com queijo mascarpone e é montado em camadas de biscoitos embebidos em café, apareceu pela primeira vez no cardápio do Alle Becchiere em 1972.

Outro indício de que a sobremesa foi inventada por Campeol é a própria palavra tiramisù, que tem suas raízes no dialeto falado no Vêneto. Ela é uma variação da expressão “tireme su”, que pode ser traduzida como “me levante”.

O restaurante Alle Bechhiere pertence à família Campeol desde 1939 e atualmente é administrado por Carlo, filho de Ado. “Meu pai foi uma pessoa extremamente correta, muito ligado à família e um profissional muito sério”, disse Carlo ao jornal italiano Corriere della Sera.

(*) Da redação da Menu