A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta terça-feira (8) a comercialização, a distribuição e o uso de um lote de filé-mignon da marca BF Meats contaminado com salmonela.

+Restaurante é condenado a indenizar cliente em R$ 10 mil por sushi contaminado
+Saiba quais são os alimentos que mais causam intoxicação alimentar
+Sete pessoas morrem após comer carne de tartaruga intoxicada na Tanzânia

A contaminação foi detectada em análise laboratorial realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o lote está sendo recolhido de forma voluntária pela própria empresa.

Apesar de a BF Meats já estar recolhendo o produto dos pontos de venda, o processo não é instantâneo e é possível que os consumidores ainda encontrem o filé contaminado em lojas e mercados. Caso isso aconteça, a agência pede para que o público entre em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) disponível no rótulo.

O gênero Salmonella spp. abrange alguns tipos de microrganismos patogênicos que causam infecção com sintomas como vômito, dores abdominais, febre e diarreia e, em casos raros, pode levar à morte. Dessa forma, esse lote do produto não deve ser consumido.

Recolhimento voluntário

O recolhimento voluntário é uma medida preventiva, adotada pela empresa interessada e demais empresas da cadeia produtiva de alimentos, que visa a imediata e eficiente retirada de lotes de produtos do mercado de consumo.

Quando o alimento representa risco ou agravo à saúde do consumidor, o recolhimento é obrigatório. Nesse caso, a empresa tem obrigação de comunicar o fato à Anvisa em 48 horas, a partir da ciência da necessidade de recolhimento, para que sejam adotadas as medidas sanitárias necessárias e o recolhimento seja acompanhado pela Agência.

(*) Da redação da Menu, com informações da Anvisa